Teatro as escuras : o romance de Uilson Pereira
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP R277t
Campinas, SP : [s.n.], 1995.
156f.
Orientador: Jesus Antonio Durigan
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo:Procurando inserir o romance No Coração dos Boatos, de Uilcon Pereira, nos momentos históricos de sua escritura e de sua circulação, este trabalho pretende contribuir para pôr essa obra em discussão. Para tanto, tenta mostrar que, em meio ao grande número de romances publicados no final dos...
Resumo:Procurando inserir o romance No Coração dos Boatos, de Uilcon Pereira, nos momentos históricos de sua escritura e de sua circulação, este trabalho pretende contribuir para pôr essa obra em discussão. Para tanto, tenta mostrar que, em meio ao grande número de romances publicados no final dos anos 70 e início dos 80, o texto uilconiano guarda sua originalidade apesar de estruturar-se, como muitos outros, a partir de recursos já incorporados à tradição ficcional moderna, como a fragmentação e a intertextualidade. A descrição estrutural de No Coração dos Boatos mostra, por trás do aparente caos surrealista-psicodélico, um método em que sobressai a problematização do próprio conceito de narrativa e literatura em relação ao contexto 'da cultura de massa
no Brasil, tomada elemento essencial da própria fatura do texto, consistente no diálogo entre lógica narrativa e indeterminação, projetivo de um jogo de espelhos entre consciente e inconsciente, sujeito histórico e "memória arcaica". No final, tem-se a narrativa de uma aventura pessoal e ao mesmo tempo histórica, narrativa na qual
todos os elementos estruturais são dialetizados: personagens, tempo, ação, cenário e tema se movem constantemente num jogo combinatório que resulta alegórico da mente contemporânea da cultura de massa
Abstract: Attempting to insert the novel No Coração dos Boatos, by Uilcon Pereira, in the historical times of its writing and publication, this work intends to contribute to put it under discussion. In order to that, it tries to demonstrate that, among the great number of novels published in the...
Abstract: Attempting to insert the novel No Coração dos Boatos, by Uilcon Pereira, in the historical times of its writing and publication, this work intends to contribute to put it under discussion. In order to that, it tries to demonstrate that, among the great number of novels published in the late 1970s and early 1980s, the uilconian text keeps its originality although it has been structured, like many others, from resources already incorporated into modern fictional tradition, as fragmentation and intertextuality. Structural description of No Coração dos Boatos shows, behind the apparent surrealistic psychodelical chaos, a method in which stands out the problematic of the very concept of narrative text and literature related to the mass culture context in Brazil, made essencial
element of makíng of the text itself, consisting in the dialogue between narrative logic and indetermination, projective of a mirror game between consciousness and inconsciousness, historical subject and "arcaic memory". In the end, one has a narrative of an adventure which is, at the same time, personal and historical, narrative ín wich all structural elements turn dialectical: characters, time, action, scenary and theme move constantly in a
combínatorial game that results alegoric of contemporary mass culture mind