O papel da afetidade no processo de aprender lingua estrangeira na escola de 1o. grau
Sandra Maria Coelho de Souza Moser
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M853p
Campinas, SP : [s.n.], 1995.
180f.
Orientador: Jose C. P. de Almeida Filho
Observação: Faltam as páginas 32, 33, 81, 82, 83 e 150
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Os professores de LE (inglês) têm convivido há muito tempo com a desmotivação, falta de interesse e atitudes negativas de seus alunos para com a aprendizagem de inglês nas escolas públicas. Parece que há um descompasso entre o que os alunos desejam e almejam nessa disciplina e o que eles...
Ver mais
Resumo: Os professores de LE (inglês) têm convivido há muito tempo com a desmotivação, falta de interesse e atitudes negativas de seus alunos para com a aprendizagem de inglês nas escolas públicas. Parece que há um descompasso entre o que os alunos desejam e almejam nessa disciplina e o que eles estão auferindo com o trabalho em sala de aula. Como só a prática viva pode indicar os caminhos de uma mudança nesse quadro, fez-se necessária então a realização de uma pesquisa ação interventiva que buscasse produzir processos diferenciados de ensino/aprendizagem de inglês na escola pública. Essa pesquisa foi realizada em três etapas: Na 1o etapa, através de uma pesquisa ação, nosso objetivo foi criar uma pré-disposição (energização) nos alunos de 4 ° série de uma escola pública ( atuando no processo de sedução). Na 2° etapa .através de uma pesquisa interventiva na 5o série, nosso objetivo foi oferecer um tratamento especial dentro da abordagem comunicativa, capaz de reverter o quadro critico atual quanto ao desempenho dos alunos com baixo Índice de motivação e atitudes negativas e quanto ao desempenho do professor em sala de aula e já observando quais os fatores da motivação que mais influenciaram os alunos na sala de aula. Na 3° etapa, através de uma pesquisa analltico-descrítiva, nosso objetivo foi observar esses alunos na 6o série e verificar se houve implantação de novas sistemáticas de atuação dos sujeitos, mudanças na situação existente em sala de aula, estabilidade na construção do processo de aprender devido as situações experienciadas nas séries anteriores e se a "energização" trabalhada sofreu influências ou se manteve.
O papel da afetividade ( motivação) nesse contexto especifico de ensino/aprendizagem mostrou-se relevante uma vez que os dados podem trazer implicações importantes para o professor de LE e sua prática em sala de aula e para uma tomada de consciência do valor motivacional de alguns procedimentos básicos nesse ambiente. Essa pesquisa mostra que os professores, compreendendo melhor os motivos que levam seus alunos ao sucesso , insucesso e suas combinações, colherão frutos benéficos, juntamente com seus alunos no ambiente de sala de aula e poderá tornar o processo ensino/aprendizagem mais estimulante, interessante e eficiente. Buscamos também nessa pesquisa estabelecer quais os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de um processo mais eficaz de aquisição de LE. Usou-se como referencial teórico nessa pesquisa as teorias de aquisição, destacando a teoria de Krashen, pesquisa sobre processo ensino/aprendizagem ( mudanças de paradigmas); e os estudos sobre motivação dos alunos em âmbito nacional e internacional no ensino de LE e L2. Nessa pesquisa os fatores metodológicos, lingüísticos e sócio-ambientais foram os fatores que influenciaram negativamente a motivação dos alunos na 6° série mas em contrapartida foram os que mais estimularam os alunos nas 4° e 5° séries, comprovando que dada uma atenção especial ás aulas de LE nas escolas públicas, produzindo processos diferenciados de ensinar /aprender LE é capaz de reverter esse quadro critico. Salientou também a importância do papel do professor como influenciador da afetividade e desempenho do aluno em aprender uma língua estrangeira. A energizaçôo trabalhada na pesquisa ação e interventiva não se manteve e houve um recuo no processo de aprendizagem. Mas apesar de estarem desmotivados na 6° série o trabalho de energização fez com que esses alunos não perdessem a esperança e mostrassem uma expectativa positiva para as aulas na 7° série.
Ver menos
O papel da afetividade ( motivação) nesse contexto especifico de ensino/aprendizagem mostrou-se relevante uma vez que os dados podem trazer implicações importantes para o professor de LE e sua prática em sala de aula e para uma tomada de consciência do valor motivacional de alguns procedimentos básicos nesse ambiente. Essa pesquisa mostra que os professores, compreendendo melhor os motivos que levam seus alunos ao sucesso , insucesso e suas combinações, colherão frutos benéficos, juntamente com seus alunos no ambiente de sala de aula e poderá tornar o processo ensino/aprendizagem mais estimulante, interessante e eficiente. Buscamos também nessa pesquisa estabelecer quais os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de um processo mais eficaz de aquisição de LE. Usou-se como referencial teórico nessa pesquisa as teorias de aquisição, destacando a teoria de Krashen, pesquisa sobre processo ensino/aprendizagem ( mudanças de paradigmas); e os estudos sobre motivação dos alunos em âmbito nacional e internacional no ensino de LE e L2. Nessa pesquisa os fatores metodológicos, lingüísticos e sócio-ambientais foram os fatores que influenciaram negativamente a motivação dos alunos na 6° série mas em contrapartida foram os que mais estimularam os alunos nas 4° e 5° séries, comprovando que dada uma atenção especial ás aulas de LE nas escolas públicas, produzindo processos diferenciados de ensinar /aprender LE é capaz de reverter esse quadro critico. Salientou também a importância do papel do professor como influenciador da afetividade e desempenho do aluno em aprender uma língua estrangeira. A energizaçôo trabalhada na pesquisa ação e interventiva não se manteve e houve um recuo no processo de aprendizagem. Mas apesar de estarem desmotivados na 6° série o trabalho de energização fez com que esses alunos não perdessem a esperança e mostrassem uma expectativa positiva para as aulas na 7° série.
Ver menos
Abstract: Teachers of English as a foreign (FL) language have come up against the lack of motivation and interest as well as negative attitudes of their students in learning English at state schools for a long time. There seems to be a disharmony between what the students need and desire in this...
Ver mais
Abstract: Teachers of English as a foreign (FL) language have come up against the lack of motivation and interest as well as negative attitudes of their students in learning English at state schools for a long time. There seems to be a disharmony between what the students need and desire in this subject and what they are given in the classroom. As only classroom practice is likely to show the ways of changing this situation, an interventive action research which aimed at producing different English teaching/learning processes in state schools proved necessary .Our purpose in this study was to: 1 ) create a pre-disposition (energization) in the 4th grade students of a given state school towards the learning of English language; 2) make a systematic intervention in the learning process of these students in the 5th grade; 3) observe the students in the 6th grade to find out if any different systematics in their classroom performance emerged, i. e., if there were any changes in the classroom situation, if the learning process showed stable in the following grades as a result of experienced situations ( by the students) in the previous grades and if the "energization", that had been worked on, was influenced or not (if there were any modification in the "energization" that had been worked on). The focus on the role of "affect" (motivation) in this specific teaching context showed relevant once the results from the data analysis may bring important implications for the foreign language teacher and for his/her practice in the classroom. The results may also lead to the consciousness raising of the motivational importance of a given approach and its basic procedures in a particular context. Considering that some factors may influence the learning of a foreign or second language, we tried to center on the ones that could lead to the development of a more efficient acquisition process. The present study takes into consideration the Acquisition Theories, specialty Krashen's theory, some changes of paradigms in the teaching/learning process, the current teacher's role in the classroom and the importance of the foreign language class. Studies on student motivation in the national and international foreign and second language teaching contexts are also revised.
The results demonstrate the methodological and linguistic factors (the second comes from the former) are the ones that influence motivation most, as indicated by the students. That confirms the importance of the methodological procedures used to work the input in the classroom. We can see that during the research in the 4th and 5th grades most students were pleased with the course and their performance and the teacher was more secure and self-confident of her work. We would say that motivation comes from the interaction between the student's pre-disposition to learning a new language and the teacher's disposition to facilitate this process. There is an indication that one way to start improving motivational and social attitudes towards the learning of a foreign language in the classroom in state schools is to try to provoke the student's feeling of success and relevance with regard to the learningAeaching process they are involved in. This feeling is likely to lead to a gradual change of attitudes towards the target language. The analysis of the data revealed that motivation was only kept in the 5th grade due to the teacher's disposition of bringing into the classroom activities that were relevant to the students. In the 6th grade stability with respect to the previous energization was not observed owing to a negative factor, namely, the methodological procedures and resources developed by the teacher, which emphasizes his/her role in raising the students' motivation as far as a language lesson and/or the learning of a target language are concerned.
Ver menos
The results demonstrate the methodological and linguistic factors (the second comes from the former) are the ones that influence motivation most, as indicated by the students. That confirms the importance of the methodological procedures used to work the input in the classroom. We can see that during the research in the 4th and 5th grades most students were pleased with the course and their performance and the teacher was more secure and self-confident of her work. We would say that motivation comes from the interaction between the student's pre-disposition to learning a new language and the teacher's disposition to facilitate this process. There is an indication that one way to start improving motivational and social attitudes towards the learning of a foreign language in the classroom in state schools is to try to provoke the student's feeling of success and relevance with regard to the learningAeaching process they are involved in. This feeling is likely to lead to a gradual change of attitudes towards the target language. The analysis of the data revealed that motivation was only kept in the 5th grade due to the teacher's disposition of bringing into the classroom activities that were relevant to the students. In the 6th grade stability with respect to the previous energization was not observed owing to a negative factor, namely, the methodological procedures and resources developed by the teacher, which emphasizes his/her role in raising the students' motivation as far as a language lesson and/or the learning of a target language are concerned.
Ver menos
O papel da afetidade no processo de aprender lingua estrangeira na escola de 1o. grau
Sandra Maria Coelho de Souza Moser
O papel da afetidade no processo de aprender lingua estrangeira na escola de 1o. grau
Sandra Maria Coelho de Souza Moser
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra