Os trios brasileiros da década de 1960 : aspectos da condução do contrabaixo
Daniel Ribeiro Campos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C157t
[The Brazilian trios of the 1960's]
Campinas, SP : [s.n.], 2014.
210 p. : il.
Orientadores: Marcelo Gimenes, Antônio Rafael Carvalho dos Santos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: A década de 1960, no Brasil, foi marcada por uma proliferação de trios formados por piano, baixo a bateria. Nota-se, então, uma mudança na maneira de tocar contrabaixo no contexto da música instrumental no país. A partir do estudo das linhas de contrabaixo de Humberto Clayber de Souza Voto e...
Ver mais
Resumo: A década de 1960, no Brasil, foi marcada por uma proliferação de trios formados por piano, baixo a bateria. Nota-se, então, uma mudança na maneira de tocar contrabaixo no contexto da música instrumental no país. A partir do estudo das linhas de contrabaixo de Humberto Clayber de Souza Voto e de Sérgio Portella Barrozo Netto, o presente trabalho pretende identificar alguns padrões rítmicos e melódicos de condução do samba. Num primeiro momento, foram identificados alguns particulares de cada contrabaixista. A seguir, foram encontrados alguns padrões em comum entre os dois contrabaixistas, a fim de descobrir padrões característicos do estilo. Além disso, na construção da linha de contrabaixo, foram extraídos alguns pontos de interação entre os integrantes do trio, interações essas que influenciam diretamente na construção dessas linhas
Ver menos
Abstract: The 1960s in Brazil was marked by a proliferation of trios consisting of piano, bass and drums. It was noticed a change in the way of playing the bass in the context of instrumental music in the country. From the study of the bass lines of Humberto Clayber de Souza Voto and Sergio Barrozo...
Ver mais
Abstract: The 1960s in Brazil was marked by a proliferation of trios consisting of piano, bass and drums. It was noticed a change in the way of playing the bass in the context of instrumental music in the country. From the study of the bass lines of Humberto Clayber de Souza Voto and Sergio Barrozo Portella Netto, this work aims to identify some rhythmic and melodic patterns of the bass line in samba. Initially, some particular patterns of each bassist were identified. Afterwards, some common standards and characteristic stylistic patterns were found. Moreover, while studying the bass lines, some points of interaction between the members of the trio were perceived, which have a direct influence in the construction of the bass line itself
Ver menos
Aberto
Gimenes, Marcelo, 1964-
Orientador
Santos, Antonio Rafael Carvalho dos, 1953-
Coorientador
Nascimento, Hermilson Garcia do, 1969-
Avaliador
Coelho, Marcelo Pereira
Avaliador
Os trios brasileiros da década de 1960 : aspectos da condução do contrabaixo
Daniel Ribeiro Campos
Os trios brasileiros da década de 1960 : aspectos da condução do contrabaixo
Daniel Ribeiro Campos
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra