Kalarippayatt : uma via para a expressividade
Ana Paula Ibanez
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Ib1k
[Kalarippayatt]
Campinas, SP : [s.n.], 2014.
133 p. : il. + + 2 CD.
Orientador: Marilia Vieira Soares
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Esta pesquisa pretende verificar de que forma os elementos presentes no treinamento proposto pela arte marcial indiana Kalarippayatt podem ser transpostos para o universo da criação cênica, estando a serviço para o desenvolvimento e ampliação do campo expressivo do intérprete/bailarino. Esta...
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Resumo: Esta pesquisa pretende verificar de que forma os elementos presentes no treinamento proposto pela arte marcial indiana Kalarippayatt podem ser transpostos para o universo da criação cênica, estando a serviço para o desenvolvimento e ampliação do campo expressivo do intérprete/bailarino. Esta pesquisa se apoiou no trabalho desenvolvido por Phillip B. Zarrilli, professor do Drama Department da University of Exeter, UK, pioneiro tanto na utilização do Kalarippayatt como treinamento psicofísico para atores no ocidente, quanto por levar esta pesquisa a nível acadêmico; nos estudos de Antropologia Teatral realizados por Eugenio Barba e em algumas práticas desenvolvidas e praticadas por Jerzy Grotowski e seu grupo em busca de um estado verticalizado de consciência. Foram realizadas práticas de Kalarippayatt tanto com alunos do curso de Graduação em Artes Cênicas ¿ UNICAMP, como com grupos de teatro e dança: Teatro Contadores de Mentira e Limeira Cia de Dança, para verificar de que forma o treinamento incide no trabalho criativo destes artistas. A partir do processo de treinamento vivido com alguns alunos da graduação e pós-graduação, criou-se o espetáculo solo Vai-o-Vento, por meio da qual a pesquisadora leva ao universo criativo e à cena algumas possibilidades de transposição dos elementos pertencentes à prática da luta
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Abstract: This research means to verify how the elements of Kalarippayatt trainning can be convey to the creative field of scenic arts, acting as a tool for the development and enlargement of the actor/dancer expressiveness. This work has been based on the research developed by Phillip B. Zarrilli,...
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Abstract: This research means to verify how the elements of Kalarippayatt trainning can be convey to the creative field of scenic arts, acting as a tool for the development and enlargement of the actor/dancer expressiveness. This work has been based on the research developed by Phillip B. Zarrilli, Professor of the Drama Department at Exeter University, UK, pioneer for using Kalarippayatt as a psycophisic trainning for actor in the occident as to take this research to the academical level; in the studies of Theatre Anthropology made by Eugenio Barba and in some practices developed by Jerzy Grotowski and his group, searching for a vertical state of consciouness. Kalarippayatt practices has been done with students of Scenic Arts at UNICAMP and with theatre and dance groups of differents places, as Teatro Contadores de Mentira and Limeira Cia de Dança with the aim of verify how the trainning incur in their creative process. From these lived experiences, the performance Vai-oVento has been created, where the researcher takes to the scene some of the possibilities of transporting the elements of Kalarippayatt training
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Kalarippayatt : uma via para a expressividade
Ana Paula Ibanez
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