Concerto em Lá Maior para violoncelo : uma visão crítica da recriação da obra de Dvorak por Günther Raphael
Jorge Armando Nunes
TESE
Português
T/UNICAMP N922c
[Concert in A Major for violoncello]
Campinas, SP : [s.n.], 2014.
121 p. : il.
Orientador: Emerson Luiz de Biaggi
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Em 1865, quando estava com 24 anos de idade, Dvorák escreveu um Concerto para Violoncelo com acompanhamento de piano que, apesar de ter recebido duas versões orquestrais posteriores à sua morte, permanece até hoje em situação de obscuridade. Escrito em uma época na qual o compositor dava...
Ver mais
Resumo: Em 1865, quando estava com 24 anos de idade, Dvorák escreveu um Concerto para Violoncelo com acompanhamento de piano que, apesar de ter recebido duas versões orquestrais posteriores à sua morte, permanece até hoje em situação de obscuridade. Escrito em uma época na qual o compositor dava seus passos iniciais na trilha que o conduziria à notoriedade internacional, se mantém até hoje à sombra do Concerto op. 104 em si menor, considerada pelos violoncelistas como a obra magna do gênero, dentro de um restrito repertório solístico existente para este instrumento. Este trabalho, através de múltiplas abordagens enfocando aspectos editoriais, históricos, analíticos e interpretativos, tem o objetivo de trazer ao conhecimento dos intérpretes e do público uma obra que, na versão de Günther Raphael, recebeu a formatação necessária para que passasse a apresentar uma organização formal digna do período de maturidade deste compositor
Ver menos
Abstract: In 1865, when was 24 years old, Dvorák composed a Cello Concerto with piano accompaniment that, in spite of two orchestral versions after the composer¿s death, still remains in a situation of obscurity. Written at a time wherein the composer was taking their first steps in the trail that...
Ver mais
Abstract: In 1865, when was 24 years old, Dvorák composed a Cello Concerto with piano accompaniment that, in spite of two orchestral versions after the composer¿s death, still remains in a situation of obscurity. Written at a time wherein the composer was taking their first steps in the trail that would lead him to international notoriety, until today remains in the shadow of the Concerto in B minor, op.104, considered by the cellists such as the magnum opus of the genre for this instrument. This work, through multiples approaches focusing editorials, historical, analytical and interpretative aspects, has the purpose of bring to the attention of the interpreters and public a work that, in Raphael¿s version, received the necessary formatting to presents a formal organization worthy of the maturity period of the composer
Ver menos
Aberto
Biaggi, Emerson Luiz de, 1961-
Orientador
Silva, Esdras Rodrigues, 1959-
Avaliador
Amato, Luiz Britto Passos
Avaliador
Kato, Suzana
Avaliador
Kubala, Ricardo Lobo
Avaliador
Concerto em Lá Maior para violoncelo : uma visão crítica da recriação da obra de Dvorak por Günther Raphael
Jorge Armando Nunes
Concerto em Lá Maior para violoncelo : uma visão crítica da recriação da obra de Dvorak por Günther Raphael
Jorge Armando Nunes
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra