Complexidade estrutural do jogo : uma proposta conceitual para os jogos esportivos coletivos
Marcos Vinícius Russo dos Santos
TCC
TCC/UNICAMP Sa59c
Limeira, SP : [s.n.], 2014.
Orientador: Alcides José Scaglia
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Dentro do processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos existe duas concepções diametralmente opostas nas diretrizes de pensamento e abordagem sobre o aprendizado. Uma, pela racionalidade cartesiana que tem evidentes preferências pelo ordenado, controlável, específico e...
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Dentro do processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos existe duas concepções diametralmente opostas nas diretrizes de pensamento e abordagem sobre o aprendizado. Uma, pela racionalidade cartesiana que tem evidentes preferências pelo ordenado, controlável, específico e isolado. Por outro lado, existe um pensamento que procura entender as partes e entender o todo, acreditando que só podemos entender ambos se um estiver contido, contextualizado ao outro. No processo de ensino-aprendizagem-treinamento esta segunda abordagem está cada vez mais frequente nas publicações científicas, dentre elas existem algumas diferenças, entretanto, em comum encontramos que todas anunciam como uma valiosa ferramenta de aprendizagem, o jogo. Ao procurar utilizar o jogo como uma estratégia educacional, devemos, por regra, tentar entendê-lo profundamente. Para isso, é necessário reconhecer o jogo como um ambiente imerso à complexidade. Por isso, este trabalho tem por objetivo estudar a complexidade do processo organizacional sistêmico dos jogos coletivos e fundamentar meios conceituais e lógicos capazes de fornecer possibilidades para o(a) treinador(a) alterar e ajustar a complexidade estrutural do jogo, conforme a considere conveniente. Para isso, este trabalho buscou, por meio da literatura de diversas áreas do conhecimento, estudar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos, o jogo e a complexidade, esta última foi estudada por meio do aprofundamento conceitual e lógico dos seguintes termos: objetivo, problemas, complexidade, cooperação, competição, organização, caos, ordem, desordem, sistema e agentes. Neste sentido, sistemas foram notados ao longo da história para contextos onde não se podia reduzir o todo à soma das partes, pois neles emergem propriedades e qualidades do sistema que não estão presentes nas partes isoladas, assim como a concepção de agentes que foi denotada como constituintes do sistema, são os responsáveis por inter-retroagirem, de forma autônoma, ou não, e também podem ser em si sistemas. O termo objetivo foi construído no sentido de funcionar como um direcionamento para as ações dos agentes autônomos, sendo que de acordo com estes objetivos, agem de forma cooperativa, ou de forma competitiva. Estas relações entre agentes podem formar organização sob dois aspectos, organização como produto e como processo, sendo que quando não há este tipo de relação, há uma relação caótica. Os termos ordem e desordem foram muito explorados por diversas áreas do conhecimento, porém, numa concepção de maior abrangência, a ordem foi concebida como o produto de representação mental sobre o mundo, baseada no conhecimento, e a desordem, a perturbação dessa ordem, fruto do desconhecimento e entropia. Com diversas utilizações, a complexidade foi pouco explorada epistemologicamente, porém, aqui concebida como característica transversal do problema que afeta e é afetada por todas as outras, assim cumpre um papel essencial sobre a dificuldade estrutural do jogo, onde o educador do esporte percebe logicamente que há maneiras de alterar estruturalmente o jogo e assim alterar também, tanto para mais quanto para menos, a complexidade estrutural do problema de um jogador em um dado momento de decisão
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Marcos Vinícius Russo dos Santos
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