Uma proposta de arquitetura para ambientes de aprendizado baseados em simulação
Daniel Weller
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP W458p
Campinas, SP : [s.n.], 1995.
97f. : il.
Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação
Resumo: Arquiteturas de sistemas baseados em simulação variam entre dois extremos de um espectro, onde temos desde sistemas exploratórios abertos a sistemas instrucionais (tutores). No primeiro extremo, a exploração não estruturada pode levar o usuário a se sentir "perdido" na interação com o...
Ver mais
Resumo: Arquiteturas de sistemas baseados em simulação variam entre dois extremos de um espectro, onde temos desde sistemas exploratórios abertos a sistemas instrucionais (tutores). No primeiro extremo, a exploração não estruturada pode levar o usuário a se sentir "perdido" na interação com o sistema. No segundo extremo, a abordagem diretiva pode levar o usuário a se sentir "tolhido" na liberdade de explorar elementos de seu interesse no sistema. Uma tarefa crítica no design de ambientes baseados em simulação é como encontrar um equilíbrio entre "instrução" e "liberdade", para o usuário do sistema. Apesar dos desenvolvimentos recentes e do número de simulações computacionais usadas no contexto educacional, existe muito pouco na literatura a respeito de como fornecer suporte a usuários em ambientes exploratórios. Nossa proposta de trabalho objetiva contribuir nessa direção, abordando a problemática envolvida no design de aplicações baseadas em simulação, no contexto dos processos de ensino/aprendizado. Mais especificamente, estamos propondo uma arquitetura para ambientes de aprendizado baseados em simulação, dentro da abordagem exploratória não diretiva. A exemplificação de tal arquitetura foi feita através do desenvolvimento de um protótipo de sistema, no domínio da Física relacionado aos conceitos de movimento
Ver menos
Abstract: Simulation-based leaming environments usually have an embedded architecture which varies from open exploratory systems to instructional systems (tutors). At the first extreme of the spectrum, the system exploration, usually not structured, can lead the user to feel "lost" during the...
Ver mais
Abstract: Simulation-based leaming environments usually have an embedded architecture which varies from open exploratory systems to instructional systems (tutors). At the first extreme of the spectrum, the system exploration, usually not structured, can lead the user to feel "lost" during the interaction. In the second extreme, the directive approach can lead the user to feel limited in the opportunity to explore freely the elements of his/her interest in the system. According to our view, a critical task in the design of lean1ing environments based on simulation, is how to find equilibrium between "freedom" and "instruction" for the user of the system. This thesis addresses itself to some problems involved in the design of simulation-based leaming environments. We are proposing an architecture for a simulation-based system which considers a non-directive exploratory approach. A prototype for the proposed architecture developed for the domain of the physics of motion is illustrated
Ver menos
Uma proposta de arquitetura para ambientes de aprendizado baseados em simulação
Daniel Weller
Uma proposta de arquitetura para ambientes de aprendizado baseados em simulação
Daniel Weller
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra