O papel dos conhecimentos e valores transmitidos pela escola, na construção de mundo de uma comunidade caiçara do Rio de Janeiro
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP R618p
[The role of knowledge and values transmitted by school in the world's construction by one community caiçara in the Rio de Janeiro]
Campinas, SP : [s.n.], 2014.
87 p. : il.
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho busca problematizar, através de uma visão terapêutica Wittgensteiniana, os significados da escola, para uma comunidade caiçara localizada em uma reserva ecológica no sul do Estado do Rio de Janeiro. Utilizando-se da desconstrução, proposta por Derrida, as falas dos...
Resumo: O presente trabalho busca problematizar, através de uma visão terapêutica Wittgensteiniana, os significados da escola, para uma comunidade caiçara localizada em uma reserva ecológica no sul do Estado do Rio de Janeiro. Utilizando-se da desconstrução, proposta por Derrida, as falas dos entrevistados serão trabalhadas em narrativas que buscarão intercalar as questões trazidas pelos personagens com enxertias buscadas na bibliografia. As narrativas se propõem a desfazer paradigmas usuais buscando os rastros dos significados das palavras e expressões trazidas nas falas. O objetivo é abrir novas possibilidades e novas visões, através de uma prática terapêutica, que possam auxiliar no desdobramento das principais questões abordadas
Abstract: The present study aims to problematize, through a Wittgensteiniana therapeutic view, the meanings of school for a Caiçara comunity, located in an ecological reserve at the Southern of Rio de Janeiro state. Adopting the deconstruction, proposed by Derrida, the comments of the interviewees...
Abstract: The present study aims to problematize, through a Wittgensteiniana therapeutic view, the meanings of school for a Caiçara comunity, located in an ecological reserve at the Southern of Rio de Janeiro state. Adopting the deconstruction, proposed by Derrida, the comments of the interviewees will be built in narrative structures, which will aim to intercalate the issues brought by the characters with graftings taken from the bibliography. The narratives are proposed to undo common paradigms, fetching the traces of the meanings of the words and expressions brought in the comments. The goal is to open possibilites and new views, through a therapeutic practice, which may help in the deployment of the main issues addressed
O papel dos conhecimentos e valores transmitidos pela escola, na construção de mundo de uma comunidade caiçara do Rio de Janeiro
O papel dos conhecimentos e valores transmitidos pela escola, na construção de mundo de uma comunidade caiçara do Rio de Janeiro
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra