Documentário e cinema da asserção pressuposta segundo Noël Carroll
TESE
T/UNICAMP B644d
[Documentary and films of presumptive assertion according to Noël Carroll]
Campinas, SP : [s.n.], 2014.
179 p. : il.
Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho analisa o pensamento do filósofo analítico Noël Carroll a respeito do cinema documentário. Sua abordagem sobre o documentário envolve os temas da objetividade, de intenções autorais, da indexação das obras e da dimensão do traço histórico das imagens. O ponto principal deste...
Resumo: Este trabalho analisa o pensamento do filósofo analítico Noël Carroll a respeito do cinema documentário. Sua abordagem sobre o documentário envolve os temas da objetividade, de intenções autorais, da indexação das obras e da dimensão do traço histórico das imagens. O ponto principal deste pensamento localiza-se em sua teoria do cinema da asserção pressuposta, o que constitui sua definição conceitual para este gênero fílmico. Apresentamos, de início, a formação filosófica e cinematográfica deste autor, ressaltando a posição que ele ocupa no campo dos estudos de cinema e as características do método da filosofia analítica, que ele adota. Examinamos, a seguir, os textos onde Carroll apresenta seu pensamento sobre o documentário, discutindo detalhadamente os elementos presentes em sua teorização. Após isso, problematizamos alguns pontos de sua teoria, como o conceito de asserção, a relação entre as posturas mentais ficcional versus assertiva, e o papel do significado. Apontamos, por fim, relações entre o projeto teórico de Noël Carroll e outras abordagens no campo de estudos do cinema documentário
Abstract: This thesis analyzes the thought of the analytic philosopher Noël Carroll on documentary film. His approach to documentary involves issues of objectivity, authorial intentions, indexing works, and of the historical trace of images. The core of this author's thought lies in the theory of...
Abstract: This thesis analyzes the thought of the analytic philosopher Noël Carroll on documentary film. His approach to documentary involves issues of objectivity, authorial intentions, indexing works, and of the historical trace of images. The core of this author's thought lies in the theory of films of presumptive assertion, that which constitutes his conceptual definition for this filmic genre. It is presented, at first, the philosophical and filmic training of this author, with consideration towards the position he occupies in the field of film studies, and towards the method of analytic philosophy he adopts. Works where Carroll presents his thoughts on documentary are, then, examined, with detailed discussion on the elements that compose his theorizing. After that, some points of his theory are problematized, as the concept of assertion, the relation between fictive and assertoric stances, and the role of meaning. Finally, some comments are made about Noël Carroll's theoretical enterprise in relation to the broader field of documentary film theory
Documentário e cinema da asserção pressuposta segundo Noël Carroll
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