Frenagem regenerativa em veículo elétrico acionado por motor de indução : estudo, simulação e verificação experimental
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP P415f
[Regenerative braking in electric vehicle driven by induction motor]
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
91 p. : il.
Orientador: José Antenor Pomilio
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Resumo: Esta dissertação estuda a aplicação de frenagem regenerativa em veículos elétricos, em ação conjunta com freio de atrito. Considera-se o caso de um veículo leve com um motor de indução acionado por inversor. O processo de regeneração ocorre sempre que a velocidade comandada pelo inversor for...
Resumo: Esta dissertação estuda a aplicação de frenagem regenerativa em veículos elétricos, em ação conjunta com freio de atrito. Considera-se o caso de um veículo leve com um motor de indução acionado por inversor. O processo de regeneração ocorre sempre que a velocidade comandada pelo inversor for menor do que a velocidade mecânica. O fluxo reverso de energia é absorvido pela fonte presente no lado CC do inversor. A partir de um único comando de frenagem o sistema é capaz de utilizar os freios elétrico e mecânico de acordo com o melhor procedimento para a recuperação da energia cinética do veículo, respeitando as limitações dos dispositivos eletrônicos e garantindo a frenagem, de acordo com a desaceleração determinada pelo condutor do veículo. Resultados de simulação computacional e em um arranjo experimental permitem analisar e verificar a sistemática proposta
Abstract: This thesis studies the application of regenerative braking in electric vehicles in joint action with friction brake. It is considered the case of a light vehicle with an induction motor driven by an inverter. The regeneration process occurs whenever the commanded speed to the inverter is...
Abstract: This thesis studies the application of regenerative braking in electric vehicles in joint action with friction brake. It is considered the case of a light vehicle with an induction motor driven by an inverter. The regeneration process occurs whenever the commanded speed to the inverter is less than the mechanical speed. The reverse flow of energy was able to be absorbed by the source available on the inverter DC side. From a single braking command, the system was able to use the electrical and mechanical brakes according to the best procedure for recovering the vehicle's kinetic energy, respecting the limitations of electronic devices and ensuring the braking according to the deceleration determined by the vehicle driver. Results of computer simulation and in an experimental setup allows to analyze and validate the methodology
Frenagem regenerativa em veículo elétrico acionado por motor de indução : estudo, simulação e verificação experimental
Frenagem regenerativa em veículo elétrico acionado por motor de indução : estudo, simulação e verificação experimental
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