Proposta de metodologia de avaliação de voz sintética com ênfase no ambiente educacional
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP L536p
[Methodology for evaluation of synthetic speech emphasizing the educational environment]
Campinas, SP : [s.n.], 2014.
69 [14] p. : il.
Orientador: Dalton Soares Arantes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Resumo: A principal contribuição desta dissertação é a proposta de uma metodologia de avaliação de voz sintetizada. O método consiste em um conjunto de etapas que buscam auxiliar o avaliador nas etapas de planejamento, aplicação e análise dos dados coletados. O método foi originalmente desenvolvido...
Resumo: A principal contribuição desta dissertação é a proposta de uma metodologia de avaliação de voz sintetizada. O método consiste em um conjunto de etapas que buscam auxiliar o avaliador nas etapas de planejamento, aplicação e análise dos dados coletados. O método foi originalmente desenvolvido para avaliar um conjunto de vozes sintetizadas para encontrar a voz que melhor se adapta a ambientes de educação a distância usando avatares. Também foram estudadas as relações entre inteligibilidade, compreensibilidade e naturalidade a fim conhecer os fatores a serem considerados para aprimorar os sintetizadores de fala. Esta dissertação também apresenta os principais métodos de avaliação encontrados na literatura e o princípio de funcionamento dos sistemas TTS
Abstract: This thesis proposes, as main contribution, a new synthesized voice evaluation methodology. The method consists of a set of steps that seek to assist the assessor in the stages of planning, implementation and analysis of data collected. The method was originally developed to evaluate a set...
Abstract: This thesis proposes, as main contribution, a new synthesized voice evaluation methodology. The method consists of a set of steps that seek to assist the assessor in the stages of planning, implementation and analysis of data collected. The method was originally developed to evaluate a set of synthesized voices to find the voice that best fits the environments for distance education using avatars. Relations between intelligibility, comprehensibility and naturalness were studied in order to know the factors to be considered to enhance the speech synthesizers. This thesis also presents the main evaluation methods in the literature and how TTS (Text-to-Speech) systems work
Proposta de metodologia de avaliação de voz sintética com ênfase no ambiente educacional
Proposta de metodologia de avaliação de voz sintética com ênfase no ambiente educacional
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