Educação, maternidade e progresso : uma analise sobre a educação da mulheres entre 1870 e 1910
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP OL4e
Campinas, SP : [s.n.], 1995.
164 f. : il.
Orientador: Luiza Margareth Rago
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo estudar o processo de constituição da mulher enquanto agente privilegiado na formação dos indivíduos na sociedade brasileira, a partir da análise dos discursos proferidos sobre a educação, entre 1870 e 1910. Este trabalho tem como perspectiva a abordagem...
Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo estudar o processo de constituição da mulher enquanto agente privilegiado na formação dos indivíduos na sociedade brasileira, a partir da análise dos discursos proferidos sobre a educação, entre 1870 e 1910. Este trabalho tem como perspectiva a abordagem desses discursos enquanto uma prática instituidora do real, tomando por base os escritos de Michel Foucault Alia-se também, aos trabalhos que buscam explorar as possibilidades abertas pela ótica relacional proposta pelos estudos de gênero
Abstract: Not informed