Memória e ficção : o teor testemunhal na obra de Günter Grass
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP Sa59m
[Memory and fiction]
Campinas, SP : [s.n.], 2014.
178 p.
Orientador: Márcio Orlando Seligmann Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este trabalho trata dos limites entre memória e ficção em algumas obras de Günter Grass (1927-) - a saber, O tambor (1959), Gato e rato (1961), Anos de cão (1965) e Nas peles da cebola (2006) - tendo em vista o seu teor testemunhal sobre o período entre guerras e pós-guerra, levando em conta...
Resumo: Este trabalho trata dos limites entre memória e ficção em algumas obras de Günter Grass (1927-) - a saber, O tambor (1959), Gato e rato (1961), Anos de cão (1965) e Nas peles da cebola (2006) - tendo em vista o seu teor testemunhal sobre o período entre guerras e pós-guerra, levando em conta a situação do autor como sujeito e objeto social, em um dos ambientes mais representativos da história global no século XX. Com o suporte de teorias da literatura, da cultura e da filosofia, além do aparato de textos críticos, ensaísticos e jornalísticos, bem como de outros textos literários sob perspectiva comparativa, deseja-se observar os processos de ficcionalização da memória individual, de romanceação da autobiografia e de construção da memória cultural através da literatura
Abstract: This work deals with the boundaries between memory and fiction in some pieces of Günter Grass (1927-) - namely, "The tim drum" (1959), "Cat and mouse" (1961), "Dog years" (1965) and "Peeling the onion" (2006) - taking into account its testimonial content from Nazism and postwar era,...
Abstract: This work deals with the boundaries between memory and fiction in some pieces of Günter Grass (1927-) - namely, "The tim drum" (1959), "Cat and mouse" (1961), "Dog years" (1965) and "Peeling the onion" (2006) - taking into account its testimonial content from Nazism and postwar era, considering the author's position as social subject and object, in one of the most representative environments of world history in the twentieth century. Using theories of literature, culture and philosophy as support, as well as critics, essays and journalistic texts, besides other literary texts in a comparative perspective, it aims to observe the processes of fictionalizing individual memories, writing an autobiography in the form of a novel and building cultural memory through literature