Apropriações de sentidos de um grupo cultural de cantigas de roda
TESE
T/UNICAMP Ar15a
[Appropriation of different meanings of a cultural group of circle dance folk songs ]
Campinas, SP : [s.n.], 2014.
203 p. : il.
Orientador: Olga Rodrigues de Moraes von Simson
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A pesquisa reconstrói a história do Grupo Cultural Meninas de Sinhá formado, majoritariamente, por mulheres negras, da terceira idade, moradoras de uma favela da cidade de Belo Horizonte, que conquistaram reconhecimento com a prática de difusão das cantigas de roda. A reconstrução da...
Resumo: A pesquisa reconstrói a história do Grupo Cultural Meninas de Sinhá formado, majoritariamente, por mulheres negras, da terceira idade, moradoras de uma favela da cidade de Belo Horizonte, que conquistaram reconhecimento com a prática de difusão das cantigas de roda. A reconstrução da trajetória de desenvolvimento do grupo teve como principal suporte metodológico a história oral e o diálogo com outras pesquisas. As mudanças ocorridas a partir da vivência de uma prática mais ritualística para uma prática burilada pela produção cultural ampliaram o reconhecimento do grupo. Portanto, a análise da prática é realizada pelos seus elementos constitutivos: o mito fundador, a ciranda, a dança, a música e a produção cultural
Abstract: This research reconstructs the story of the cultural group Meninas de Sinhá, which is mainly formed by middle-aged black women who live in a slum in Belo Horizonte and gained recognition through the performance of circle songs. The reconstruction of the group¿s trajectory had oral history...
Abstract: This research reconstructs the story of the cultural group Meninas de Sinhá, which is mainly formed by middle-aged black women who live in a slum in Belo Horizonte and gained recognition through the performance of circle songs. The reconstruction of the group¿s trajectory had oral history and dialogue with other research reports as its methodological support. The changes which occurred from a more ritualistic approach to a practice guided by cultural production increased the group recognition. Therefore, the analysis of the practice is made from its constituent elements: the foundation myth, the ciranda, dance, music and cultural production