Mobilidade urbana na região metropolitana de Campinas : os casos de Campinas, Hortolândia e Indaiatuba
TCC
TCC/UNICAMP So89m
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
89 f. : il.
Orientador: Caudete de Castro Silva Vitte
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: A mobilidade urbana atualmente é um tema muito destacado no debate das políticas públicas, uma vez que engloba a capacidade de locomoção dos indivíduos em um determinado espaço e tempo. As facilidades de aquisição ao automóvel particular têm
aumentado consideravelmente nos últimos anos e a...
Resumo: A mobilidade urbana atualmente é um tema muito destacado no debate das políticas públicas, uma vez que engloba a capacidade de locomoção dos indivíduos em um determinado espaço e tempo. As facilidades de aquisição ao automóvel particular têm
aumentado consideravelmente nos últimos anos e a ocorrência de congestionamento
s já é observada em cidades menores, de forma que o assunto tem levado agentes públicos e
especialistas da área a se dedicarem ao seu planejamento que vinha esquecido nas cidades
brasileiras já há algumas décadas. A demanda por transporte público de qualidade e uma
maior acessibilidade para as camadas mais pobres da população foi reforçada por
manifestações recentes no país em junho de 2013, que tinham como pauta inicial o preço das
tarifas, mas que se expandiram para temas mais complexos. Este trabalho busca compreender
a gênese das cidades de Campinas, Hortolândia e Indaiatuba a partir dos processos
migratórios do interior paulista e a expansão urbana nos eixos de urbanização (inicialmente
ferrovias e depois rodovias), especialmente a partir da década de 1980, o fenômeno das
migrações pendulares como manifestação de mobilidade urbana e uma caracterização dos
transportes urbanos na Região Metropolitana de Campinas. A metodologia parte de uma breve conceituação teórica de temas relacionados à mobilidade urban a, a apresentação de experiências nacionais e internacionais em transportes públicos, um pequeno histórico dos municípios e por último, com base em pesquisas nacionais e regionais, discutir a percepção da mobilidade pela população e os motivos para os desl ocamentos diários, que em sua maioria no trajeto residência - trabalho. É discutido no texto o crescimento populacional e da frota nos municípios do estudo de caso, destacando as relações entre os mesmos, a integração entre Campinas e Hortolândia, confirmada pela Pesquisa Origem/Destino EMTU 2011, enquanto os deslocamentos de Indaiatuba para a sede da metrópole não são tão expressivos. É imprescindível conhecer o processo urbano de conurbação que consiste no desaparecimento de limites municipais e a absorção de áreas por municípios maiores, o que gera problemas de cunho jurídico e político. Esses processos urbanos de conurbação estão intrinsecamente ligados a uma intensa vinculação socioeconômica que transborda os limites municipais e o conflito se estabelece na administração dessas questões que ultrapassam a jurisdição dos municípios e na falta de um ente próprio que faça a gestão da metrópole.
Abstract: Urban mobility is nowadays a very prominent topic in the public policy debate, since
it embodies the walking ability of people in a given space and time. Easiness acquisition to
private cars has increased considerably in recent years and the occurrence of congestion is
already observed in smaller towns. The subject of urban mobility has led public officials and
specialists in the area to engage in urban planning that had been forgotten in Brazilian cities in the last decades. The demand for a better public transport and greater affordability for the
poor population has been reinforced by recent protests in the country in June 2013, which had an initial intention to rally against the increase of transport rates, but expanded to more
complex topics. This work seeks to understand the genesis of Campinas, Hortolândia e
Indaiatuba, associatingd migration processes in the interior of the state through the axes of
urbanization (initially railroads and then highways), especially from the 1980s and the
phenomenon of commuting migration. The methodology starts with a brief theoretical
conceptualization of themes related to urban mobility, then a presentation of national and
international experiences on public transport, a brief history of the cities and lastly, based on
national and regional researches, discuss the perception of mobility by population and the
reasons for commuting, most of them on path from home to work and back. It is discussed in
the text the growth of the population and fleet in the municipalities of the study, high
lighting the relationships between them, the integration between Campinas and Hortolandia was confirmed by the researches, while the displacements of Indaiatuba to Campinas are not as significant. It is essential to know that the urban conurbation involves the disappearance of
municipal boundaries and the process of absorbing areas by larger municipalities, with
problems of legal and political nature. These urban conurbation processes are intrinsically
linked to intense socioeconomic binding and conflict is established in the management of
these issues beyond the jurisdiction of the municipalities and the lack of a proper entity that
manages the metropolis