Cursos interdisciplinares de graduação no Brasil : mapeamento e análise dos modelos interdisciplinares
Carolina Ponciano Gonçalves
TCC
TCC/UNICAMP G586c
Limeira, SP : [s.n.], 2014.
97 f.
Orientador: Ana Maria Carneiro
Coorientador: Adriana Bin
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
A educação geral e a abordagem interdisciplinar são fenômenos educacionais relevantes na educação superior nos últimos anos, sendo que uma das principais metas é a formação de profissionais com espírito cidadão para a sociedade. Por meio do exame do contexto histórico da educação geral, abordando...
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A educação geral e a abordagem interdisciplinar são fenômenos educacionais relevantes na educação superior nos últimos anos, sendo que uma das principais metas é a formação de profissionais com espírito cidadão para a sociedade. Por meio do exame do contexto histórico da educação geral, abordando importantes reformas curriculares como o Processo de Bolonha e as últimas reformas de Harvard, pode-se estudar as mudanças curriculares que estão ocorrendo no Brasil atualmente. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi pioneira na implantação de um novo modelo de graduação em ciclos, com a proposta da "Universidade Nova", instituindo o currículo do Bacharelado Interdisciplinar em 2006. Neste novo bacharelado as disciplinas que antes eram divididas nas respectivas áreas do conhecimento, agora se entrelaçam de acordo com a interdisciplinaridade. O objetivo geral do trabalho foi o de entender o novo fenômeno da educação nacional, por meio de pesquisa das instituições que estruturaram os cursos interdisciplinares e análise de suas características. Para atingir este objetivo, foi realizado um mapeamento de todas as instituições que criaram cursos interdisciplinares de graduação estruturados em ciclos. Neste mapeamento, foi possível coletar dados sobre os cursos de forma a constatar a existência de bacharelados e licenciaturas interdisciplinares, diferenças entre matrizes curriculares de acordo com os objetivos de cada instituição para a graduação, além de outras características. Após o mapeamento, foi feita uma análise de três cursos pertencentes a diferentes instituições, com o intuito de aprofundar a análise interdisciplinar instituída nestes programas. Os cursos analisados foram Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC), Bacharelado em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), todos pertencentes à mesma Grande Área de Conhecimento (Exatas e Tecnológicas); os dois primeiros cursos com características mais próximas do currículo da UFBA, e o terceiro com características mais distantes do modelo curricular interdisciplinar
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