Reformas educacionais e formação de professores [recurso eletrônico] : o caso do Instituto Pedagógico de Cabo Verde
TCC DIGITAL
TCC DIGITAL/UNICAMP G585r
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
1 recurso online (53 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Pedro Ganzeli.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A profusão da ideologia neoliberal nas décadas de 1990 e 2000 promoveu mudanças significativas com a redução do caráter intervencionista do Estado, ampliando o espaço do mercado na regulação das relações sociais, com processos de descentralização e privatização. Tendo por base os contextos...
Resumo: A profusão da ideologia neoliberal nas décadas de 1990 e 2000 promoveu mudanças significativas com a redução do caráter intervencionista do Estado, ampliando o espaço do mercado na regulação das relações sociais, com processos de descentralização e privatização. Tendo por base os contextos político, econômico e social das reformas desse período e as implicações destas na realidade educacional de Cabo Verde, o presente estudo buscou compreender a influência do Decreto-Legislativo nº 2/2010, que regulou toda a organização e funcionamento do sistema educativo do país, nas políticas de formação docente do Instituto Pedagógico da Praia. Considerando que o Instituto Pedagógico era a única instituição pública em Cabo Verde responsável pela formação de professores para a atuação na educação préescolar, ensino básico e integrado (EBI) e pela formação continuada dos educadores em exercício, buscou-se compreender qual a concepção de formação estabelecida desde a aprovação desta legislação. Como metodologia de pesquisa foi adotada a análise qualitativa, utilizando-se como procedimentos o estudo bibliográfico e a análise documental. O estudo demonstrou a influência da ideologia neoliberal no Decreto-Legislativo nº 2/2010, ao propor uma formação para o desenvolvimento econômico. Verificou-se ainda, que os cursos de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental foram profundamente marcados por uma formação de nível médio e técnico, na história da educação brasileira e cabo-verdiana. Em 2012 o Instituto Pedagógico foi transformado em Instituto Universitário de Educação, abrindo novas possibilidades para a formação do magistério em nível superior e na construção de projetos que podem apontar para uma formação pragmática e utilitária ou emancipadora e crítica.
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