A autonomia das crianças em uma creche de Santa Barbara d'Oeste [recurso eletrônico]
TCC
TCC DIGITAL/UNICAMP Sa55a
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
1 recurso online (66 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Lúcia Goulart de Faria
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2013 em uma creche pública do município de Santa Bárbara d'Oeste. Nesse ambiente coletivo de educação e cuidados, o objetivo foi analisarsituaçõesde autonomia vivenciadaspelas crianças.A criança é um ser autônomo, que pensa e faz,...
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2013 em uma creche pública do município de Santa Bárbara d'Oeste. Nesse ambiente coletivo de educação e cuidados, o objetivo foi analisarsituaçõesde autonomia vivenciadaspelas crianças.A criança é um ser autônomo, que pensa e faz, mas, às vezes, é impedidapelo adulto de agir, em nome de uma superproteção. Nessa creche, as adultas são as monitoras que convivem diariamente com as crianças. Porém, para essa profissãonão éexigida a habilitação em pedagogia, apenas o ensino médio concluído. A formação em serviço acontece a partir do PAPI -Programa de Apoio a Primeira Infância -em encontros semanais de formação continuada, que conta com propostas de minicursos, trocas de experiências, palestras, seminários,oficinas,etc. As hipóteses levantadas a partir das observações sugerem que,para o exercício da autonomia das crianças na creche, a monitora, desdeuma formação voltada à educação emancipatória, pode proporcionar mbientesorganizadospara a descoberta do novo.A adulta pode possibilitar efavorecer incentivos para queas criançasexercitem a imaginação, realizemseus desejos e façam suas escolhas, enfim, inventem.Nessa pesquisa foi realizada uma abordagem qualitativa, sendo que a trajetória metodológica aconteceu a partir da observação, registro e análise dos dados, fomentados por leituras da bibliografia da pedagogia da infância. Também, antecipadamente, elaborou-seum roteiro de entrevista que foi realizadacom 5 monitoras do maternal I as quais trabalhamdiretamente com crianças de 1 a 2 anos de idade, sendo 2 delas no período da tarde e 3 no período da manhã.
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