Medicalização na dificuldade de aprendizagem [recurso eletrônico] : práticas educativas
TCC
TCC DIGITAL/UNICAMP OL3m
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
1 recurso online (42 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ângela Fátima Soligo.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso, são tratadas as questões da medicalização na dificuldade de aprendizagem em crianças na idade escolar. Os meus questionamentos surgiram a partir da minha experiência em um colégio, como orientadora pedagógica, convivendo com alunos diagnosticados com...
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso, são tratadas as questões da medicalização na dificuldade de aprendizagem em crianças na idade escolar. Os meus questionamentos surgiram a partir da minha experiência em um colégio, como orientadora pedagógica, convivendo com alunos diagnosticados com transtornos na aprendizagem, mas que, aparentemente, tinham apenas um grau de agitabilidade maior ou somente gostavam de conversar e brincar, pois algumas aulas não os interessavam. Médicos, professores e pais caracterizam essas crianças como anormais e doentes, por isso receitam remédios, que são prejudiciais à saúde, para a "cura" da criança. Assim, percebemos que problemas sociais são tratados como biológicos. A partir da minha convivência com esses alunos e de estudos bibliográficos sobre a medicalização na infância, percebi que a medicalização é uma grande vilã na vida das crianças, no entanto existem muitas alternativas educativas para as dificuldades de aprendizagem e que não prejudicam a saúde das crianças
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