Associação de Educação do Homem de Amanhã - AEDHA Programa Socioeducativo Guardinha Cidadania Hoje / Aprendizagem Profissional [recurso eletrônico] : um olhar crítico sobre as relações de poder inerentes aos programas de jovem aprendiz
TCC
TCC/UNICAMP Ot1a
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
1 recurso online (228 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: José Roberto Montes Heloani.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas,
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve a intenção de instigar o exercício reflexivo de um panorama de relações sociais existentes no interior de um programa socioeducativo de Jovem Aprendiz. Estes tipos de programas são bastante difundidos e reconhecidos pela população do município...
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve a intenção de instigar o exercício reflexivo de um panorama de relações sociais existentes no interior de um programa socioeducativo de Jovem Aprendiz. Estes tipos de programas são bastante difundidos e reconhecidos pela população do município de Campinas - SP, cuja promessa de inserção no mercado de trabalho, direito à cidadania e inclusão social são postos como eixos fundamentais no processo de formação destes adolescentes (de camadas mais pobres da população e estudantes da rede pública de ensino). Baseado na organização social do trabalho, no contexto do capitalismo neoliberal e nas relações e microdinâmicas de poder propostas por Michel Foucault, este trabalho objetiva realizar alguns apontamentos para, de forma mais ampla, realizar o exercício reflexivo sobre os reais impactos promovidos pelas instituições que promovem estes programas. Em termos específicos, teve o objetivo de analisar e discorrer sobre as implicações destas relações de poder diretamente à constituição da subjetividade destes adolescentes. As informações foram levantadas e registradas a partir de depoimentos coletados através de entrevistas semiestruturadas com adolescentes e ex- educadores que participaram do programa da "Guardinha" em períodos distintos e aleatórios. Através da análise da interlocução dos depoimentos com os referenciais teóricos foi possível verificar junto a este programa concepções de educação, homem, trabalho e sociedade que fazem apontamentos para a manutenção de processos de reproduções das desigualdades sociais, do discurso meritocrático e da ideologia capitalista. São feitas considerações sobre tais concepções e são discutidas possíveis relações que levam estes programas a tal situação.
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