A criança e a literatura no âmbito da educação infantil [recurso eletrônico]
TCC
TCC/UNICAMP X19c
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
1 recurso online (74 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Adriana Missae Momma-Bardela.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo parte do princípio de que a ludicidade constitui-se princípio inquestionável no âmbito da educação infantil, visão esta que se opõe a qualquer prática escolarizante ou adultocêntrica. Nesses termos, compreende-se a literatura infantil como uma das práticas de leitura, que...
Resumo: O presente estudo parte do princípio de que a ludicidade constitui-se princípio inquestionável no âmbito da educação infantil, visão esta que se opõe a qualquer prática escolarizante ou adultocêntrica. Nesses termos, compreende-se a literatura infantil como uma das práticas de leitura, que se encontra presente quando um professor ou professora conta e/ou lê uma história e quando os livros de literatura infantil fazem parte do cotidiano das crianças. Além do caráter lúdico presente nos livros infantis e nas possibilidades que eles trazem (como atividade fim e meio); neles apresentam-se diversas possibilidades de expressão, como o contar, o ler, o dramatizar e o brincar, etc. Dentro desta relação destacamos o estudo acerca do trabalho de mediação do professor/da professora de educação infantil, por considerá-lo/la como um dos profissionais responsáveis por despertar o interesse das crianças pelos livros e pelas práticas de leitura mais amplas. A pesquisa foi desenvolvida em uma EMEI de Campinas/SP, onde foi feita análise de documentos (Projeto Político Pedagógico), observação e registro através de diário de campo e fotos, no agrupamento II/A dos momentos em que a literatura infantil esteve presente, seja de "forma livre", no cantinho da leitura e/ou mediada pela professora através da contação de história e diversos recursos que ela utilizou, observados durante a realização da pesquisa. Os resultados evidenciam a importância do trabalho da professora, que de forma planejada, propicia uma rotina em que a literatura esteja presente em diferentes momentos, através de diversas linguagens expressivas, estimulando a fantasia, a imaginação, a interação, o desenvolvimento da linguagem, a percepção de si, do outro e do mundo circundante.
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF