Que histórias nos contam os contadores de histórias e professores sobre sua formação, suas práticas, a leitura e as novas tecnologias na infância? [recurso eletrônico]
TCC
TCC DIGITAL/UNICAMP P196q
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
1 recurso online (59 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Heloisa Andreia de Matos Lins.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Refletindo sobre as atividades de leitura, contações de histórias e suas influências na formação de leitor, juntamente com as tecnologias, pretendeu-se, nesta pesquisa qualitativa, compreender o que os contadores de histórias e professores de educação infantil concebem nesse âmbito e de que...
Resumo: Refletindo sobre as atividades de leitura, contações de histórias e suas influências na formação de leitor, juntamente com as tecnologias, pretendeu-se, nesta pesquisa qualitativa, compreender o que os contadores de histórias e professores de educação infantil concebem nesse âmbito e de que forma relacionam essas concepções às suas práticas cotidianas. De modo mais específico, procurou-se conhecer a formação de contadores de histórias e as influências em sua formação: Quais são seus fazeres e saberes em seu meio profissional? Como eles percebem a contação de histórias e a literatura vinculada a tecnologias? A partir dessas questões, buscou-se estabelecer os recursos para a contação de histórias e relacioná-las às novas tecnologias. Através da análise de respostas obtidas por questionários, os dados foram distribuídos em quatro núcleos temáticos (VIANNA, 2009), sendo eles: a) contação de histórias e recursos, b) memórias da infância e afetividade, c) tecnologias nas leituras e contações de histórias, d) práticas pedagógicas e formação de leitores. Este estudo apoia-se em referenciais teóricos na perspectiva histórico-cultural
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF