Aqui tem lugar para o teatro? [recurso eletrônico] : considerações acerca do ensino de arte em uma escola técnica estadual paulista
TCC
TCC DIGITAL/UNICAMP F413a
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
1 recurso online (66 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Débora Mazza.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa busca compreender como a escola pode contribuir para que os estudantes vivenciem a Arte como um campo de conhecimentos e práticas humanas socialmente constituídas. A Arte é conteúdo obrigatório para todo o Ensino Fundamental e Médio nas escolas brasileiras desde 1971,...
Resumo: A presente pesquisa busca compreender como a escola pode contribuir para que os estudantes vivenciem a Arte como um campo de conhecimentos e práticas humanas socialmente constituídas. A Arte é conteúdo obrigatório para todo o Ensino Fundamental e Médio nas escolas brasileiras desde 1971, época em que foi instituída a Lei Federal 5692, de Diretrizes e Bases da Educação. Sabemos, porém, que o ensino de arte ainda apresenta dificuldades e está longe de ser compreendido e aceito como parte intrínseca e necessária da vida escolar. Na contramão dessa realidade, queremos defender que a arte é imprescindível no ambiente escolar, que é parte da cultura humana, feita para todos e que, principalmente, pode ser feita por todos. Nesse contexto, acreditamos que o ensino formal tem uma potencialidade inigualável para a ampliação do acesso, compreensão e inserção dos cidadãos no universo da Arte. Para tanto realizamos uma revisão bibliográfica tendo em vista compreender a importância do ensino de Arte no contexto escolar e, a partir deste recorte, tomamos os festivais de teatro realizados anualmente na Escola Técnica de Monte Mor, tendo em vista compreender como esses festivais de teatro tem auxiliado os estudantes do ensino médio a se tornarem mais abertos para a arte, mais precisamente o teatro. Percebemos ao longo dos últimos três anos que nos envolvemos com a observação e o trabalho junto às atividades de teatro nesta escola, que o campo de diálogo no ensino de Arte, e a compreensão do que é fazer e apresentar arte, foi potencializado pelos efeitos de adaptar, montar e apresentar espetáculos. A pesquisa sugere que por meio das apresentações teatrais os estudantes de ensino médio se mostraram mais receptivos ao universo da arte como um todo e produziram desdobramentos que reverberaram em outras disciplinas e práticas escolares.
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF