A importância do brincar para o processo de aprendizagem no ensino fundamental [recurso eletrônico]
Camila Raizer Dias
TCC
TCC/UNICAMP D543i
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
1 recurso online (45 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Archangelo.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Como bolsista do subprojeto do PIBID, denominado 'Pedagogia, Letras e Dança', conheci referenciais teóricos que abordam assuntos referentes ao brincar e ao desenvolvimento emocional da criança, os quais estão relacionados ao processo de aprendizagem. Levando em consideração o ensino de nove...
Ver mais
Resumo: Como bolsista do subprojeto do PIBID, denominado 'Pedagogia, Letras e Dança', conheci referenciais teóricos que abordam assuntos referentes ao brincar e ao desenvolvimento emocional da criança, os quais estão relacionados ao processo de aprendizagem. Levando em consideração o ensino de nove anos, vemos que as crianças iniciam o Ensino Fundamental cedo, e a ludicidade deve acompanhá-las para que haja um bom desenvolvimento emocional e intelectual. Por isso, o subprojeto do PIBID mencionado tem como objetivo implantar e manter uma área para 'o brincar' em salas de aula do ensino fundamental I, proporcionando às crianças um ambiente facilitador de manifestações criativas. Neste trabalho, apresento a minha atuação como bolsista desse subprojeto e minhas contribuições para o desenvolvimento psíquico e intelectual de determinadas crianças a partir de referenciais winnicottianos, contribuições de Gilberto Safra e outros. Acompanhando e proporcionando o momento do brincar em uma classe de 2º ano, durante o ano de 2012, observei os casos de duas crianças que não brincavam e apresentavam dificuldades de aprendizagem. Com a realização do brincar, ofereci a elas um ambiente acolhedor, proporcionando condições para suprir falhas psíquicas que dificultam os processos de integração e a ludicidade no brincar. Procurei fornecer a elas o que Winnicott (1983) chama de holding, a fim de promover desenvolvimento emocional e intelectual. Observei um relativo desenvolvimento em ambas, maior em uma das crianças, que ao final do ano já brincava e estava a caminho da alfabetização
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
A importância do brincar para o processo de aprendizagem no ensino fundamental [recurso eletrônico]
Camila Raizer Dias
A importância do brincar para o processo de aprendizagem no ensino fundamental [recurso eletrônico]
Camila Raizer Dias