Ensino superior, controle estatal, avaliação institucional e o SINAES : matrizes histórico-institucionais, contradições políticas e perspectivas de autonomia do ensino superior brasileiro para além do SINAES
TESE
T/UNICAMP Ar78e
[Higher education, state control, institutional assessment and SINAES]
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
391 p. : il.
Orientador: César Apareciddo Nunes
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa trata das históricas matrizes de vigilância e formas de controle estatais do desenvolvimento da educação superior brasileira, consoante a submissão da mesma aos ditames do desenvolvimento do Estado e dos correlatos processos econômicos de desenvolvimento do país. Trata de...
Resumo: A presente pesquisa trata das históricas matrizes de vigilância e formas de controle estatais do desenvolvimento da educação superior brasileira, consoante a submissão da mesma aos ditames do desenvolvimento do Estado e dos correlatos processos econômicos de desenvolvimento do país. Trata de apontar as sucessivas condições de operação de um cartório-estatal-nobiliárquico que tradicionalmente acompanha e impede, desde sempre, a instalação da autonomia e da emancipação das instituições de ensino superior universitárias e não-universitárias diante do Estado brasileiro. Investiga, em seu objetivo principal, a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Brasileira - SINAES como ápice da reprodução moderna e tecnicista neoliberal de uma forma específica de dominação política despolitizadora enquanto submete a educação superior a processos regulatórios, e na medida em que implanta e substitui um sistema de educação superior por um sistema de avaliação da educação superior
Abstract: The present research concerns the investigation of the historical matrixes of the surveillance and the forms of state's control in the development of the Brazilian's superior education, consonant to the submission of this education to the rules of the state's development and its correlated...
Abstract: The present research concerns the investigation of the historical matrixes of the surveillance and the forms of state's control in the development of the Brazilian's superior education, consonant to the submission of this education to the rules of the state's development and its correlated economic processes. It points the successive operation's condition of a notary-state-nobility, which, ever since, traditionally follows and prevents the settlement of autonomy and the emancipation of the superior education institutions, either universities or non-universities, before the Brazilian State. In its primary purpose it investigates the Brazilian National System of Superior Education Evaluation (SINAES) as apex for a modern and technicist neoliberal reproduction of a specific form of politic domination, which depoliticizes, while subjecting the superior education to regulatory processes that installs and substitutes a superior education system for a superior education evaluation system
Ensino superior, controle estatal, avaliação institucional e o SINAES : matrizes histórico-institucionais, contradições políticas e perspectivas de autonomia do ensino superior brasileiro para além do SINAES
Ensino superior, controle estatal, avaliação institucional e o SINAES : matrizes histórico-institucionais, contradições políticas e perspectivas de autonomia do ensino superior brasileiro para além do SINAES
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