A tradução da tradição nos processos de criação em Danças Brasileiras : a experiência do Grupo Sarandeiros, de Belo Horizonte
TESE
T/UNICAMP C818t
[The translation of tradition in creation processes in Brazilian dances]
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
213 p. : il. + 2 DVD.
Orientador: Inaicyra Falcão dos Santos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Esta tese de doutorado apresenta uma proposta metodológica para a compreensão e análise de processos de criação em danças brasileiras. Tal trabalho utiliza três pilares fundamentais para a realização do estudo: A Vivência Ancestral, a Dramaturgia e as Matrizes Tradicionais de manifestações...
Resumo: Esta tese de doutorado apresenta uma proposta metodológica para a compreensão e análise de processos de criação em danças brasileiras. Tal trabalho utiliza três pilares fundamentais para a realização do estudo: A Vivência Ancestral, a Dramaturgia e as Matrizes Tradicionais de manifestações da cultura brasileira, para a construção de uma metodologia intitulada Tradução da Tradição. Os estudos são norteados pela análise e compreensão dos trabalhos com as danças brasileiras mediante à experiência do Grupo Sarandeiros, de Belo Horizonte. Ao proceder como um pesquisador-artista, assume-se um engajamento com a produção de um conhecimento que une prática e teoria. Desta maneira, uma pesquisa acadêmica, sob o domínio das artes, deve sempre trazer algo novo, que permita um novo olhar sobre uma prática artística
Abstract: This thesis presents a methodology for understanding and analyzing creative processes in Brazilian dances. This work uses three fundamental pillars for the study: The Ancestral Experience the Dramaturgy and Traditional Matrices manifestations of Brazilian culture, to build a methodology...
Abstract: This thesis presents a methodology for understanding and analyzing creative processes in Brazilian dances. This work uses three fundamental pillars for the study: The Ancestral Experience the Dramaturgy and Traditional Matrices manifestations of Brazilian culture, to build a methodology entitled Translation of Tradition. The studies are guided by the analysis and understanding of the work with Brazilian dances through the experience of Sarandeiros group, of Belo Horizonte. To proceed as a researcher-artist, assumes up an engagement with the production of knowledge that unites theory and practice. In this manner, academic research, under the domain of the arts, should always bring something new, which allows a new look at an artistic practice