Tempo de guerra : cultura visual e cultura política nas fotografias de guerra dos fundadores da Agência Magnum, 1936-1947
TESE
Português
T/UNICAMP Z55t
[War time]
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
2.v. : il.
Orientador: Iara Lis Franco Schiavinatto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Este trabalho enfoca as fotografias de guerra dos fotógrafos David Seymour, George Rodger, Henri Cartier-Bresson e Robert Capa no período anterior à fundação da agência Magnum. Naquele momento eles estavam envolvidos em uma cultura política determinada, os círculos de esquerda e...
Resumo: Este trabalho enfoca as fotografias de guerra dos fotógrafos David Seymour, George Rodger, Henri Cartier-Bresson e Robert Capa no período anterior à fundação da agência Magnum. Naquele momento eles estavam envolvidos em uma cultura política determinada, os círculos de esquerda e anti-fascistas europeus, e esta filiação política fez parte do desenvolvimento de uma linguagem visual nova. Assim, suas fotografias de guerra construíram bases para uma linguagem fotográfica que intentava comunicar o que acreditavam serem realidades políticas e sociais, impactadas ao mesmo tempo que impactando uma cultura visual e uma cultura política; estabelecendo ao mesmo tempo um modelo para a profissão de repórter fotográfico. Deste modo, o Capítulo 1 se volta para os primeiros meses da Guerra Civil Espanhola, em que um ímpeto revolucionário pautou as reportagens de Chim, Capa e Cartier-Bresson para a imprensa de esquerda francesa. No Capítulo 2 busca-se discutir como o fazer fotográfico e a estética desenvolvidos por eles são ao mesmo tempo tributários e rompedores de uma certa tradição, impactando a cultura visual em especial por meio das imagens ícones. O terceiro Capítulo procura marcar as diferentes formas de narrativa, seus desenvolvimentos e limites, e como o ganho de controle sobre esta narrativa, assim como a glamourização destes fotógrafos, auxiliaram a concepção e concretização da agência
Abstract: This work focuses on David Seymour's, George Rodger's, Henri Cartier-Bresson's and Robert Capa's war photographs prior to the foundation of Magnum agency. At that moment they were involved in a determined political culture, European left and antifascists circles, and this political...
Abstract: This work focuses on David Seymour's, George Rodger's, Henri Cartier-Bresson's and Robert Capa's war photographs prior to the foundation of Magnum agency. At that moment they were involved in a determined political culture, European left and antifascists circles, and this political allegiance became part of the development of a new visual language. Their war photographs built the foundation for a new photographic language which intended to communicate what they believed to be social and political realities, impacted by and at the same time impacting a visual and a political culture, as well as establishing a model for the photographic reporter profession. Chapter 1 refers to the first months of the Spanish Civil War, when the revolutionary momentum marked Chim's, Capa's and Cartier-Bresson's histories for the French left magazines. Chapter 2 intends to discuss how the photographic practice and the aesthetics developed by them are in some ways part of a tradition and in some ways new, impacting the visual culture especially through the icon images. Chapter 3 intends to stress the different narrative forms, its developments and limits, and how the narrative control gain as well as the photographers' glamorization helped the agency's conception and establishment
Tempo de guerra : cultura visual e cultura política nas fotografias de guerra dos fundadores da Agência Magnum, 1936-1947
Tempo de guerra : cultura visual e cultura política nas fotografias de guerra dos fundadores da Agência Magnum, 1936-1947
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