Música colonial de Minas Gerais : estudo das características da estrutura musical em nove peças sacras
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R71m
Campinas, SP : [s.n.], 1998.
2 v. : il.
Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: A proposta desta pesquisa é a realização de um estudo das características estruturais na música sacra do período colonial mineiro do século XVIII. Foram selecionadas partituras de coro a capei/a e com acompanhamento de baixo instrumental. A análise se constitui na observação dos seguintes...
Resumo: A proposta desta pesquisa é a realização de um estudo das características estruturais na música sacra do período colonial mineiro do século XVIII. Foram selecionadas partituras de coro a capei/a e com acompanhamento de baixo instrumental. A análise se constitui na observação dos seguintes aspectos: texto, tradução, função litúrgica, estrutura formal, acordes, estrutura harmônica - gráfico das vozes condutoras e cadências, linhas melódicas, condução das vozes, notas ornamentais, aspectos rítmicos, textura e relação texto-música. As conclusões foram t iradas a partir de um procedimento estatístico no qual foram considerados os números das ocorrências dos aspectos abordados. Os resultados obtidos nesta pesquisa não podem ser considerados como definitivos, uma vez que representam uma amostra pequena frente à produção musical do período em questão. Espera-se contribuir para o conhecimento dessa música e a compreensão do idioma musical em estudo
Abstract: The purpose of this research is to accomplish a study about the structural characteristics in the sacred music from Minas Gerais of the Brazilian Colonial Period (18th century). A cape/la chorai scores and chorai scores with instrumental bass were selected. The analysis is based on the...
Abstract: The purpose of this research is to accomplish a study about the structural characteristics in the sacred music from Minas Gerais of the Brazilian Colonial Period (18th century). A cape/la chorai scores and chorai scores with instrumental bass were selected. The analysis is based on the observation of the following aspects : text, translation , liturgical function , formal structure, chords, harmonical structure - voice-leading graph and cadences , melodies features (lines), voice- leading, embellishment notes , rhythmical features, texture and the text-music relation . The conclusions were taken from a statistical procedure in which the number of occurrences of these aspects was considered. The final results of this research cannot be considered as definitive since they represent just a small sample in relation to the whole musical production of the period mentioned. The main objective of this study is to contribute for a better knowledge of this music and also a better understanding of this musical idiom
Música colonial de Minas Gerais : estudo das características da estrutura musical em nove peças sacras
Música colonial de Minas Gerais : estudo das características da estrutura musical em nove peças sacras
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra