Pensar ver não ver : paisagens inventadas = Thinking one sees not seeing : invented landscapes
TESE
Português
T/UNICAMP M825p
[Thinking one sees not seeing]
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
134 f. : il.
Orientador: Lygia Arcuri Eluf
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: A presente pesquisa em artes visuais apresenta um estudo sobre o percurso de criação de imagens através da linguagem e materialidade da pintura e da análise dos elementos que configuram seus resultados. Os trabalhos realizados entre os anos de 2008 e 2012 compreendem apreensões sobre novas...
Resumo: A presente pesquisa em artes visuais apresenta um estudo sobre o percurso de criação de imagens através da linguagem e materialidade da pintura e da análise dos elementos que configuram seus resultados. Os trabalhos realizados entre os anos de 2008 e 2012 compreendem apreensões sobre novas representações da paisagem, articulações da linguagem visual e uma reflexão sobre o uso da cor como elemento principal no percurso de criação artística. Algumas séries de pinturas e desenhos e os cadernos de estudo, selecionados para este trabalho, representam a continuidade de uma pesquisa sobre a construção de imagens, desenvolvida no mestrado, relacionando a reflexão sobre os procedimentos e referências que constituem as intercorrências poéticas. Ordeno neste estudo, imagens bidimensionais, como o desenho e a pintura, que articulam elementos da linguagem visual e permitem a ampliação da compreensão da dinâmica do processo criativo. A partir de estudos sobre a produção recente, foram levantados alguns resultados que apontam para a dissolução da figuração e abertura de espaço para soluções voltadas para a abstração, dissociadas da paisagem real e potencializadoras de uma nova representação na pintura
Abstract: This research into visual arts presents a study on the image creation process through the language and materiality of painting and by analyzing the elements embodying their results. The work carried out between the years 2008 and 2012 comprises approaches to new representations of...
Abstract: This research into visual arts presents a study on the image creation process through the language and materiality of painting and by analyzing the elements embodying their results. The work carried out between the years 2008 and 2012 comprises approaches to new representations of landscape, articulations of visual language, and a reflection on the use of color as the main element in the artistic creation process. Some series of paintings, drawings, and sketchbooks selected for this study represent the continuing research on image construction developed in the master's program, providing a reflection on procedures and references that constitute poetic intercurrences. In this study, I arrange two-dimensional images, such as drawing and painting, which articulate elements of visual language and allow for a broader understanding of the dynamics of the creative process. Studies on the recent works turned up some results that point to a dissolution of figuration and room for solutions directed towards abstraction, dissociated from the real landscape and with the potential for a new representation in painting