As práticas corporais no trabalho do professor de arte : um estudo em Várzea Paulista / SP
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP An43p
[The body practices in teacher's work of art]
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
71 f.
Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernandez
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo analisa a atuação dos professores de arte, em sala de aula, em relação ao corpo da criança, buscando compreender os espaços possíveis para que o corpo se manifeste e se expresse. Parte do princípio de que a arte é relevante para o desenvolvimento da corporeidade da criança...
Resumo: O presente estudo analisa a atuação dos professores de arte, em sala de aula, em relação ao corpo da criança, buscando compreender os espaços possíveis para que o corpo se manifeste e se expresse. Parte do princípio de que a arte é relevante para o desenvolvimento da corporeidade da criança e da constatação de que na prática escolar há um distanciamento do trabalho corporal. Apoio o estudo em referências como Vygotsky (2008), Gonçalves (1994), Le Breton (2007), Strazzacappa (2006), Barbosa (1997) e Duarte Jr. (2010). Como método para investigação foram utilizadas entrevistas com professores de arte da rede pública de Ensino Fundamental da cidade de Várzea Paulista/SP. Contrariando algumas hipóteses levantadas inicialmente, percebe-se que a distância entre a teoria e a prática dos professores de arte já não é tão acentuada quanto se supunha, apesar da existência de dificuldades, por parte dos mesmos, em estimular a expressão corporal dos alunos. Constata-se que a busca individual dos professores, unida ao trabalho de formação continuada, potencializam a criatividade e a construção de conhecimento, aproximando a visualidade e a corporeidade em sua atuação pedagógica, permitindo o desenvolvimento do ensino de arte que priorize a educação dos sentidos.
Abstract: This study analyzes the role of art teachers in the classroom, in relation to the child's body, trying to understand the possible spaces for the body to manifest and express yourself. Assumes that art is relevant to the development of the corporeality of the child and the realization that...
Abstract: This study analyzes the role of art teachers in the classroom, in relation to the child's body, trying to understand the possible spaces for the body to manifest and express yourself. Assumes that art is relevant to the development of the corporeality of the child and the realization that in practice there is a detachment of the body work in the school. Support for the study references as Vygotsky (2008), Gonçalves (1994), Le Breton (2007), Strazzacappa (2006), Barbosa (1997) and Duarte Jr. (2010). As a method for research interviews were used with art teachers in the public elementary school in the city of Várzea Paulista / SP. Contrary to some hypotheses initially realize that the gap between the theory and practice of art teachers is not as strong as previously thought, despite the difficulties, by the same, to stimulate the body language of the students. It appears that the pursuit of individual teachers, coupled with work continuing education, enhance creativity and knowledge building, approaching visuality and embodiment in their pedagogical performance, enabling the development of arts education that prioritizes the education of the senses.