Avaliação da coordenação motora em escolares de 1º a 4º ano em uma escola do ensino fundamental de Campinas-SP
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa59a
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
60 p.
Orientador: José Irineu Gorla
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Introdução: O presente estudo é embasado em autores de suma importância para a elaboração das idéias a serem abordadas e discutidas ao longo do trabalho. No desenvolvimento as referencias bibliográficas de autores como Lopes et al (2003); Gorla et al (2007), Valdivia et al (2008) e Catenassi et al...
Introdução: O presente estudo é embasado em autores de suma importância para a elaboração das idéias a serem abordadas e discutidas ao longo do trabalho. No desenvolvimento as referencias bibliográficas de autores como Lopes et al (2003); Gorla et al (2007), Valdivia et al (2008) e Catenassi et al (2007) são citadas devido a linha de estudo como a coordenação motora grasso,sobre peso e desenvolvimento. Essas idéias são primordiais para o entendimento do trabalho proposto, o qual se baseia em discussões a respeito da habilidade motora, do ponto de vista da coordenação corporal. Objetivo: Analisar os padrões de coordenação motora em crianças do 1º ao 4º ano do ensi no Fundamental, através da bateria de testes KTK. Metodologia: O teste utilizado para a analise da coordenação motora global foi o KTK, composto por quatro atividades, Trave de equilíbrio,Salto Monopedal,Salto Lateral e Transferência de Plataforma. A amostra selecionada para compor esse trabalho é classificada como randômica estratificada, com um total de 98 voluntários, sendo 49 meninas (50 %) e 49 meninos (50 %), divididos em dois grupos seis e sete sendo um grupo e sete e oito outro grupo. Resultados: Para o grupo composto pro crianças de seis e sete anos encontramos um escore final de 89±11,52 para o grupo feminino e 82,5±5,12 para o masculino. O grupo com alunos de oito e nove anos apresentou 77,00±5,52 para o grupo feminino e 69,0± 5,12 para o masculino. Encontrou-se 26 crianças com coordenação motora normal, 40 com perturbação e 32 com insuficiência coordenativa para todo o grupo analisado. Conclusão: A diferença observada entre o nível de coordenação dos grupos não foi considerada significativa, entretanto nos teste de Trave de Equilíbrio e Saltos Laterais e Salto Monopedal, o grupo masculino de seis e sete anos apresentaram uma diferença que deve receber uma maior atenção por parte dos professores de educação física responsável planejamento de atividades a serem trabalhadas, para que essa diferença possa ser suprida, evitando assim, uma perda abrupta ao longo do desenvolvimento dos indivíduos avaliados
Introduction: This study is based on the work of important researches that are going to be related in this referential. Authors as Lopes et al (2003); Gorla et al (2007), Valdivia et al (2008) e Catenassi et al (2007) are cited because their study line are related to motor coordination, weight and...
Introduction: This study is based on the work of important researches that are going to be related in this referential. Authors as Lopes et al (2003); Gorla et al (2007), Valdivia et al (2008) e Catenassi et al (2007) are cited because their study line are related to motor coordination, weight and development. These ideas are important to understand the necessity of this research and act as a base for discussion about the motor ability from the corporal coordination view. Aim: Analyse the pattern of motor coordination by the KTK battery test in children from 1st to the 4th year of fundamental school. Methods: The KTK test was used to access the global motor coordination, this test is composed for four tasks balancing backward (BB), hopping on one leg (HO), jumping sideways (JS) and shifting platforms (SP).The population of this study is classified as stratified randomized. A total of 98 volunteers, 49 were female (50%) and 49 males (50%), this group was divided in two groups, one aged between 6 and 7 years old and the other group aged between 8 and 9 years old. Results: Children aged between six and seven years presented a final score of 89±11.52 for the female group and 82.5±5,12 for the male group. Children aged between eight and nine years old presented a score of 77,00 ±5,52 for the de male group and 69,0± 5,12 for the male group. Twenty six children present a normal motor coordination, 40 had disturbance on motor coordination and 32 presented an insufficient motor coordination. Conclusion: The difference coordination level observed between the age groups were not considered significant, but analysing the coordination tests separately it was possible to observe that: the male group aged from 6 to 7 years old presented a difference in the balance beam, one foot (leg) jump, lateral sump tests. In this way it is important to develop a plan activity for these students focusing in the motor coordination development