Os sete pecados capitais : numa abordagem gráfica
TESE
Português
T/UNICAMP C818s
[The seven deadly sins]
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
142 p. : il.
Orientadores: Ivanir Cozeniosque Silva, Luise Weiss
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Neste trabalho faço um estudo prático e teórico sobre minha produção artística em xilogravura, que tem como tema Os Sete Pecados Capitais. Trago para a discussão desta produção em xilogravura questões como o gênero grotesco, fatos marcantes da história da ilustração e ilustradores...
Resumo: Neste trabalho faço um estudo prático e teórico sobre minha produção artística em xilogravura, que tem como tema Os Sete Pecados Capitais. Trago para a discussão desta produção em xilogravura questões como o gênero grotesco, fatos marcantes da história da ilustração e ilustradores importantes como Oswaldo Goeldi, Rubem Grilo, Gilvan Samico, e ilustrações de cordelistas. Apresento minhas afinidades gráficas, não só pela linguagem - a gravura - como também pela temática. Incluo minhas ilustrações realizadas para livros, contos e CD e coloco a discussão sobre a produção de obras híbridas - neste caso a mistura de processos considerados arcaicos e novas tecnologias - que ocorreram durante o período, bem como a realização de um livro de artista
Abstract: In this thesis I present a practical and theoretic study on my xylographic artistic production having the Seven Deadly Sins, also known as the Capital Vices or Cardinal Sins as a theme, putting into discussion questions as the grotesque, illustration history remarkable facts and relevant...
Abstract: In this thesis I present a practical and theoretic study on my xylographic artistic production having the Seven Deadly Sins, also known as the Capital Vices or Cardinal Sins as a theme, putting into discussion questions as the grotesque, illustration history remarkable facts and relevant illustrators as Oswaldo Goeldi, Rubem Grilo, Gilvan Samico and some Cordel illustrators. I introduce my artistic graphical affinities, not only in media/artistic language/artistic way of expression - the engraving - but also in the thematic. I also include my illustrations for books, short stories and CDs and the discussion on hybrid art work production - meaning the process mixing of antique and new technologies - that occurs during this period and also an Artist Book elaboration