A escola como espaço de transformação social : professores, trabalho e hegemonia
TESE
Português
T/UNICAMP M489e
[School as a space of social transformation]
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
441 p.
Orientador: Aparecida Neri de Souza
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A pesquisa tem por objetivo analisar as representações que os professores constroem sobre as dimensões políticas de seu trabalho em escolas públicas de ensino fundamental na cidade do Rio de Janeiro, no contexto dasreformas educacionaisdas décadas de 1990 e 2000. Visto sob as relações...
Resumo: A pesquisa tem por objetivo analisar as representações que os professores constroem sobre as dimensões políticas de seu trabalho em escolas públicas de ensino fundamental na cidade do Rio de Janeiro, no contexto dasreformas educacionaisdas décadas de 1990 e 2000. Visto sob as relações econômicas e sociais de uma sociedade capitalista fundada sobre a divisão fundamental de classes, o trabalho docente é compreendido como um trabalho intelectual. Teórica e metodologicamente, a discussão sobre o trabalho docente apoiou-se nas concepções de intelectual orgânico e de hegemonia de Antonio Gramsci (1974; 1978a; 1978b; 1999; 2006; 2007). A pesquisa empírica foi realizada em duas escolas públicas municipais e em duas unidades de uma escola pública federal; mediante análise documental, questionários, observação e entrevistas semiestruturadas com 30 professores que trabalham no ensino fundamental.Os resultados obtidos indicam que, em geral, os professores pesquisados constroem representações sobre as dimensões políticas de seu trabalho a partir de um ideário liberal baseado nos princípios do individualismo, daigualdade e da democracia. As trajetórias de formação e profissionaisafetam as concepções políticas imprimindo diferentes nuances em relação à radicalidade ou à crítica deste ideário. As concepções sobre o trabalho docente apontam contradições quanto à dimensão política do lugar da escola na formação dos estudantes. Finalmente, a pesquisa evidencia que o trabalho docente ainda é marcado por relações de trabalho taylorizadas.
Abstract: The research aims to analyze the representations that teachers build on the political dimensions of their work in public elementary schools in the city of Rio de Janeiro in the context of the educational reforms performed in the 1990s and 2000s. Regarded in the light of the economic and...
Abstract: The research aims to analyze the representations that teachers build on the political dimensions of their work in public elementary schools in the city of Rio de Janeiro in the context of the educational reforms performed in the 1990s and 2000s. Regarded in the light of the economic and social relations in a capitalist society based on the fundamental division into classes, the teaching work is understood as an intellectual work. Theoretically and methodologically, the discussion about the teaching work relied on the concepts of 'organic intellectual' and 'hegemony' developed by Antonio Gramsci (2007; 2006; 1999; 1978b; 1978a; 1974). The empirical research was conducted in two municipal public schools and in two units of a federal public school through documentary analysis, questionnaires, observation and semi-structured interviews with 30 teachers who work in the elementary school level. The results obtained indicate that, in general, the teachers surveyed build representations on the political dimensions of their work from a liberal body of ideas based on the principles of individualism, equality and democracy. In this scenario, the educational and professional paths affect the political conceptions and produce different nuances concerning the radicalism or criticism on this ideology. The conceptions on the teaching work point out contradictions with regard to the political dimension of the school's place in the education of students. Finally, the research shows that teaching is still marked by taylorized working relationships.
A escola como espaço de transformação social : professores, trabalho e hegemonia
A escola como espaço de transformação social : professores, trabalho e hegemonia
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