EducaSIG : um aplicativo computacional baseado em SIG open source, aplicado ao ensino da Geografia em níveis fundamental e médio na rede estadual paulista de ensino
TCC
Português
TCC/UNICAMP D855e
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
75 f. : il.
Orientador: Marcos César Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo a criação e o uso de um instrumental técnico, baseado em softwares de código aberto para Sistemas de Informações Geográficas (SIG), adaptado ao ensino de geografia em escolas públicas estaduais de São Paulo. Este trabalho traz breve...
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo a criação e o uso de um instrumental técnico, baseado em softwares de código aberto para Sistemas de Informações Geográficas (SIG), adaptado ao ensino de geografia em escolas públicas estaduais de São Paulo. Este trabalho traz breve levantamento do atual quadro do ensino de geografia nas instituições estaduais e propõe a utilização de tecnologias diversas, e desta forma, objetiva o aprimoramento do ensino de geografia em relação à forma convencional com que as aulas são desenvolvidas, ou seja, quase que exclusivamente em sala de aula e com o uso de materiais tradicionais como quadro negro, giz, livros e apostilas.
Destaca-se nessa proposta, não só o uso dos elementos de um SIG escolar, mas, também, a criação de um software específico para uso dos alunos que possibilite a criação de mapas temáticos personalizados a partir da escolha de dados feita pelo aluno seguindo o conteúdo da proposta curricular do Estado de São Paulo. Esse SIG é composto por banco de dados e softwares do tipo open source, ou seja, sistemas de código aberto e de domínio público, servindo como ferramentas que podem ser fomentadas e amplamente disponibilizadas, visto que não existem, nesse caso, empecilhos legais para sua restrição de uso ou cobrança de qualquer taxa ou serviço.
Dessa forma, propõe-se aqui uma ferramenta que permite a mediação do ensino de geografia com instrumental técnico pautado em cartografia digital.
Abstract: Not Informed