10.000 passos : fotografias, anarquismos e caminhos bifurcados nas práticas de aula de Geografia em escolas da periferia de Campinas
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sg51d
[A routine of battles]
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
98 p. : il.
Orientador: Wencesláo Machado de Oliveira Júnior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta dissertação trata de uma experiência realizada em escolas da periferia de Campinas durante os anos de 2009 a 2012, utilizando fotografias de pichações manipuladas digitalmente, com o intuito de criar caminhos que permitissem novos olhares e miradas para estas fotografias, bem como...
Resumo: Esta dissertação trata de uma experiência realizada em escolas da periferia de Campinas durante os anos de 2009 a 2012, utilizando fotografias de pichações manipuladas digitalmente, com o intuito de criar caminhos que permitissem novos olhares e miradas para estas fotografias, bem como quaisquer outras fotografias do espaço geográfico, movimentando o pensamento, convidando à criatividade... e ao rizoma. Estas experiências foram gestadas junto a práticas de aula inspiradas na pedagogia anarquista e no próprio anarquismo, podendo-se dizer, assim, que as fotografias utilizadas foram máquinas que se conectaram à máquinas, que se conectaram à máquinas , que se conectaram...
Abstract: This work talks about an experiment in schools on the outskirts of Campinas during the years 2009 to 2012, using digitally manipulated photographs of graffiti, in order to create pathways that allow freer ways of looking at these photographs and, perhaps, any other photographs of...
Abstract: This work talks about an experiment in schools on the outskirts of Campinas during the years 2009 to 2012, using digitally manipulated photographs of graffiti, in order to create pathways that allow freer ways of looking at these photographs and, perhaps, any other photographs of geographical space, moving thought, inviting creativity¿ and rhizome. These experiments were gestated together with classroom practices inspired by anarchist pedagogy and anarchism itself, may be said, therefore, that the photographs used were machines that connected to the machine, which is connected to the machine, which is connected¿