O ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais : análise de uma prática pedagógica
TCC
Português
TCC/UNICAMP Av32e
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas,
Resumo: Com base no desafio que se propõe para a educação em promover a democratização do saber contribuindo para a formação de sujeitos críticos, e nas concepções em que a leitura e a escrita são consideradas como práticas fundamentais para o pleno exercício da cidadania, a presente pesquisa teve...
Resumo: Com base no desafio que se propõe para a educação em promover a democratização do saber contribuindo para a formação de sujeitos críticos, e nas concepções em que a leitura e a escrita são consideradas como práticas fundamentais para o pleno exercício da cidadania, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas da mediação pedagógica, nas aulas de Língua Portuguesa, de uma professora considerada positivamente diferenciada por seus colegas docentes. Assume-se a importância da mediação pedagógica, bem como da qualidade desta mediação, na forma como os alunos relacionam-se com os conteúdos e apropriam-se do conhecimento. Este estudo baseia-se nos postulados da abordagem histórico ¿ cultural, assumindo que o conhecimento se dá através da ação, sempre mediada por agentes culturais, do sujeito sobre o objeto. Da mesma forma, baseia-se nas modernas propostas para o ensino de Língua Portuguesa, e nas concepções de autores como Leite e Soares, que concebem os conceitos de Alfabetização e Letramento como indissociáveis. Diante dos objetivos propostos, a presente investigação configura-se no panorama da pesquisa qualitativa, utilizando-se para a coleta dos dados os procedimentos de observações das práticas em sala de aula e entrevistas áudio-gravadas. As verbalizações, depois de transcritas, foram agrupadas e geraram oito categorias de análise. Participaram da pesquisa uma professora e vinte alunos. Os dados sugerem que há práticas pedagógicas que, através de atividades diversas e motivadoras para a abordagem dos conteúdos, contribuem para a constituição do sujeito leitor e para a autonomia do educando.