Descentralização e formação continuada de professores [recurso eletrônico] : uma análise dos municípios de Campinas e Paulínia
TCC DIGITAL
Português
TCC DIGITAL /UNICAMP P414d
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
1 recurso online (88 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Vicente Rodriguez
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho procurou identificar como os municipios de Campinas e Paulinia oferecem formaçao continuada a seus professores da Educação Basica, já que com o processo de descentralizaçao das matricul as, ocorrido no Brasil a partir dos anos 1990, a responsabilidade pela formaçao dos...
Resumo: Este trabalho procurou identificar como os municipios de Campinas e Paulinia oferecem formaçao continuada a seus professores da Educação Basica, já que com o processo de descentralizaçao das matricul as, ocorrido no Brasil a partir dos anos 1990, a responsabilidade pela formaçao dos professores da rede municipal foi incumbida aos municipios. A pesquisa busca entender a relaçao desta oferta com o trabalho e a carreira destes profissionais, bem como a formaçao interfere nos salarios e na jornada de trabalho, procurando tambem identificar o nivel de participaçao dos professores, assim como estes sao convocados, como acontece a comunicaçao com a rede e a avaliaçao dos programas de formaçao. Procuramos entender como os municipios organizaram seus setores de formaçao continuada, bem como estrutura, grau de intervençoes e formaçoes e os eixos abordados pelos formadores, analisando as caracteristicas do setor e procurando mapear as diferenças e semelhanças entre cada um dos municipios, suas singularidades, estrategias, realidades e lacunas, para entender esses processos do ponto de vista de cada cidade
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