Formação de professores em libras para a inclusão dos surdos na escola [recurso eletrônico] : a contribuição do curso de pedagogia e da Universidade Estadual de Campinas
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP M18f
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
1 recurso online (137 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Regina Maria de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso analisa a evolução da Legislação Federal em relação à formação de professores para a educação dos surdos na escola e a contribuição da Faculdade de Educação e da UNICAMP no sentido de contem plar a Lei 5.626/05, que foi e é até o presente momento, o ápice...
Resumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso analisa a evolução da Legislação Federal em relação à formação de professores para a educação dos surdos na escola e a contribuição da Faculdade de Educação e da UNICAMP no sentido de contem plar a Lei 5.626/05, que foi e é até o presente momento, o ápice do direito linguístico dos surdos. Um breve estudo das políticas educacionais e contextualização histórica se fizeram necessário, historicamente de 1964 até os dias atuais e educacionalmente após 1988, marco importante na área social devido à promulgação da Constituição do Brasil. Os conceitos de diferença, igualdade e inclusão também foram estudados devido à gama de interpretações e significados que essas palavras podem assumir e muitas vezes de uma forma equivocada. De posse desses conhecimentos esclarecemos duas importantes correntes na área da educação dos surdos: o bilingüismo e o oralismo, correntes essas que defendem posições inconciliáveis e são frequentemente motivos de debates acalorados nas publicações destinadas à educação. Por fim, uma análise da evolução da legislação e a contribuição da FE e da UNICAMP para a formação de professores em Libras
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