TICs e Desempenho Acadêmico: impactos do uso da Web 2.0 em uma amostra de estudantes da Faculdade de Educação da Unicamp [recurso eletrônico]
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP N17t
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
1 recurso online (67 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Relata-se neste Trabalho de Conclusão de Curso uma pequena pesquisa experimental realizada com estudantes de pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas ao longo do ano de 2012. O principal objetivo da pesquisa foi analisar os impactos que surgiriam caso os participantes passassem a...
Resumo: Relata-se neste Trabalho de Conclusão de Curso uma pequena pesquisa experimental realizada com estudantes de pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas ao longo do ano de 2012. O principal objetivo da pesquisa foi analisar os impactos que surgiriam caso os participantes passassem a utilizar Ambientes Web 2.0 (a saber: Google Docs, Prezi e grupos do Facebook) para a realização e organização de seus trabalhos acadêmicos coletivos. O trabalho traz uma análise bibliográfica a partir de autores como Pierre Lévy (2000, 2010, 2011), Nelson Pretto (2008), Sérgio Amaral e Tércia Torres (2011), Márcia Souza, Luciana Silva e Izabel Araújo (2011), que levam ao desenvolvimento da hipótese de que o paradigma de produção coletiva colaborativa mediatizada pela Web 2.0 seria desejável por trazer impactos positivos ao processo de formação docente. Apresenta-se, então, a metodologia ADDIE (BRANCH, 2009) utilizada para desenvolver a porção experimental da pesquisa. Em sequência, parte-se à análise de resultados, com a qual é possível inferir que os resultados do processo vão ao encontro da hipótese inicial: o paradigma de produção proposto re almente trouxe impactos positivos. Finalmente, conclui-se o texto com um breve resumo analítico sobre o alcance e os limites desta breve pesquisa, além de uma recomendação para que os sucessos deste projeto possam ser sistematicamente reproduzidos e ampliados no futuro
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF