Escola e sociedade : análise do discurso althusseriano de suas apropriações na área educacional brasileira
TESE
Português
T/UNICAMP B638e
[School and society]
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
102 p.
Orientador: Roberto Akira Goto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente tese consiste numa análise do discurso althusseriano e de suas apropriações e interpretações na área educacional brasileira. Partiu-se da questão seguinte: que efeitos de sentidos foram produzidos pelos textos de Louis Althusser sobre a ideologia e seu papel na reprodução social e...
Resumo: A presente tese consiste numa análise do discurso althusseriano e de suas apropriações e interpretações na área educacional brasileira. Partiu-se da questão seguinte: que efeitos de sentidos foram produzidos pelos textos de Louis Althusser sobre a ideologia e seu papel na reprodução social e como repercutiram nos trabalhos escritos por teóricos e estudiosos brasileiros da educação? Para trabalhar tal questão foram empregados os conceitos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa.
Abstract: This thesis is an analysis of Althusserian discourse and its appropriations and interpretations in the Brazilian education. We started from the question: what meaning effects were produced by the texts of Louis Althusser on ideology and its role in social reproduction and as echoed in the...
Abstract: This thesis is an analysis of Althusserian discourse and its appropriations and interpretations in the Brazilian education. We started from the question: what meaning effects were produced by the texts of Louis Althusser on ideology and its role in social reproduction and as echoed in the writings of theorists and scholars of Brazilian education? To work this question were used theoretical concepts of French school of discourse analysis.