Acontecimentos para além da denotação : linguagem, memória, educação
TESE
Português
T/UNICAMP L628a
[Events extend beyond the denotation]
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
195 p.
Orientador: Roberto Akira Goto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: esta pesquisa procura pensar as errâncias da vida memorizando-as na e com a linguagem. Errâncias à maneira de acontecimentos que se estendem para além da denotação, estabelecendo trilhas para a educação filosófica e literária dos sujeitos, tomadas como fundamentos para demonstrar que tanto a...
Resumo: esta pesquisa procura pensar as errâncias da vida memorizando-as na e com a linguagem. Errâncias à maneira de acontecimentos que se estendem para além da denotação, estabelecendo trilhas para a educação filosófica e literária dos sujeitos, tomadas como fundamentos para demonstrar que tanto a literatura quanto a filosofia permitem que a prática educativa abra um diálogo com o mundo vivido. Abriguemo-nos de pronto na escrita e na linguagem como princípios por meio dos quais adquirimos conhecimentos e os comunicamos, adotando como categoria o conceito de palavra enquanto presença metonímia, considerado e operado intrinsecamente na linguagem viva, tornando-a plano de contiguidade no agenciamento de sentidos que se reverberam, na construção do ato educativo enquanto fazer referencial, literário, filosófico.
Abstract: This academic research discuss about reproducing memories of life memorizing them in and with language. Wandering in the way of events are extended beyond the denotation, establishing trails for education, philosophical and literary subjects, taken as grounds to demonstrate that both...
Abstract: This academic research discuss about reproducing memories of life memorizing them in and with language. Wandering in the way of events are extended beyond the denotation, establishing trails for education, philosophical and literary subjects, taken as grounds to demonstrate that both literature and philosophy allow educational practices open a dialogue with the lived world. For this research we are taken writing and language as principles by which we acquire knowledge and communicate, as a category and also adopting the concept of metonymy considered intrinsically and operated in living language, making the contiguity of meanings that reverberate in the construction of the educational act as referential, literary, philosophical.
Acontecimentos para além da denotação : linguagem, memória, educação
Acontecimentos para além da denotação : linguagem, memória, educação
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra