Classificação de primarias e secundarias : uma contribuição ao ensino da cor
Carlos Roberto Fernandes
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F391c
Campinas, SP : [s.n.], 1995.
79 f. : il.
Orientador: Bernardo Caro
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Ao iniciarmos o desenvolvimento deste trabalho enfocando a fenomenologia da cor, procuramos estabelecer condições para o entendimento correto das particularidades que nos levam a diferenciar a reflexão da luz, suas alterações em relação ao ambiente, objetos e , a utilização dos conhecimentos...
Ver mais
Resumo: Ao iniciarmos o desenvolvimento deste trabalho enfocando a fenomenologia da cor, procuramos estabelecer condições para o entendimento correto das particularidades que nos levam a diferenciar a reflexão da luz, suas alterações em relação ao ambiente, objetos e , a utilização dos conhecimentos científicos, a evolução da tecnologia, aplicados às diferentes necessidades de representação e expressão através de variações cromáticas. As classificações que se sucederam através dos séculos, suas concordâncias e contradições, apresentam-se como caminho para a compreensão
dos diferentes sistemas de representação cromática. À classificação equivocada do vermelho, como cor primária do
sistema subtrativo, procuramos contrapor o que é aceito por autores e pesquisadores contemporâneos, e evidenciar algumas dúvidas admitidas 'por aqueles que primeiro se ocuparam dessa busca entusiasmadora. Além do vermelho, as outras cores do espectro apresentam-se para nossa análise e considerações. Com o objetivo de contribuir para dirimir dúvidas, tanto no ensino da classificação de cores nos cursos de primeiro e segundo graus, como nas discussões articuladas nos cursos universitários que se ocupam do assunto, empreendemos a produção do material ilustrativo que acompanha este texto. Nossa atenção firmou-se, sempre, na relação cor-luz, corpigmento, entendendo que um sistema não exclui o outro, pelo contrário, confirmam-se Ver menos
dos diferentes sistemas de representação cromática. À classificação equivocada do vermelho, como cor primária do
sistema subtrativo, procuramos contrapor o que é aceito por autores e pesquisadores contemporâneos, e evidenciar algumas dúvidas admitidas 'por aqueles que primeiro se ocuparam dessa busca entusiasmadora. Além do vermelho, as outras cores do espectro apresentam-se para nossa análise e considerações. Com o objetivo de contribuir para dirimir dúvidas, tanto no ensino da classificação de cores nos cursos de primeiro e segundo graus, como nas discussões articuladas nos cursos universitários que se ocupam do assunto, empreendemos a produção do material ilustrativo que acompanha este texto. Nossa atenção firmou-se, sempre, na relação cor-luz, corpigmento, entendendo que um sistema não exclui o outro, pelo contrário, confirmam-se Ver menos
Abstract: The present thesis focuses on the phenomenon of color. lnitially,an attempt is made to establish conditions for the comprehension of those peculiarities which lead to the need for a distinction between the actual reflection of light and the alterations in such reflection brought about by...
Ver mais
Abstract: The present thesis focuses on the phenomenon of color. lnitially,an attempt is made to establish conditions for the comprehension of those peculiarities which lead to the need for a distinction between the actual reflection of light and the alterations in such reflection brought about by specific objects or environments. Scientific and technological advances in chromatology have also been explored in relation to the necd for representation and expression of chromatic variation. The similarities and differences involved in the classification of color which have come down to us through the centuries suggest how different systems of chromatic representation can be understood. Special emphasis is given here to the contrast between the traditional, yet erroneous, classification of red, a primary color in the subtractive system, and that which is general1y accepted by professional chromatologists today, and various problems perceived by such researchers are investigated. The other colors of the spectrum, however, are also investigated and analyzed. ln an attempt to clarify the situation for the teaching of the classification of color in elementary and secondary art classes, as well as for discussions conducted in university courses where color is of primary importance, we have produced illustrative material and have reproduced it here. The emphasis on the relation between colorllight and
colori pigment is maintained throughout, since it is understood that these are complementary aspects, rather than mutually exclusive concepts Ver menos
colori pigment is maintained throughout, since it is understood that these are complementary aspects, rather than mutually exclusive concepts Ver menos
Classificação de primarias e secundarias : uma contribuição ao ensino da cor
Carlos Roberto Fernandes
Classificação de primarias e secundarias : uma contribuição ao ensino da cor
Carlos Roberto Fernandes
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra