Abordagem teórica do sistema de custeio por ¿Mark-up¿ sob condições de oligopólio
Vanessa Cristina de Castro Thomazella
TCC
Português
TCC/UNICAMP T368a
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
47 f.
Orientador: Miguel Juan Bacic
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: A formação de preços é um objeto de grande relevância de estudo tanto para as empresas, no ambiente microeconômico prático, quanto para os teóricos, ao entenderem o comportamento dos mesmos e alinharem às políticas macroeconômicas. Para apurar os custos e determinar o preço de venda dos...
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Resumo: A formação de preços é um objeto de grande relevância de estudo tanto para as empresas, no ambiente microeconômico prático, quanto para os teóricos, ao entenderem o comportamento dos mesmos e alinharem às políticas macroeconômicas. Para apurar os custos e determinar o preço de venda dos produtos, exige-se que seja escolhido algum método de custeio que possibilite ao empresário tanto a recuperação do total de custos de certo período como a obtenção de certa margem de lucro. O método de Mark-up, escopo principal de análise desse trabalho, sugerido pela visão pós-keynesiana, surge com resultados distintos do que até então era proposto pela teoria neoclássica ao adotar uma taxa percentual para recuperação do custo total sobre os custos diretos para cobrir os custos indiretos e promover certa margem de lucro. Nesse sentido, inicialmente, o método seria uma convenção, dentro do mercado de oligopólio, que promoveria a coordenação das decisões dos agentes interdependentes no processo de formação de seus preços. Entretanto, a hipótese levantada nesse trabalho é que o método de Mark-up, em função de sua construção simplificadora, não é eficiente para determinar custos unitários e permitir coordenação na formação de preços nos mercados onde predominam grandes empresas industriais. E, assim, a solução encontrada na prática pelas empresas foi a adoção de outro método que permite retratar melhor sua complexidade produtiva, o de custeio por absorção
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Abstract: The pricing is a subject of great importance to study: as companies, on microeconomic environment in practical, either for theorists, to understand their pricing behavior and align macroeconomic policies with it. To measure the costs and setting the selling price of the products are...
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Abstract: The pricing is a subject of great importance to study: as companies, on microeconomic environment in practical, either for theorists, to understand their pricing behavior and align macroeconomic policies with it. To measure the costs and setting the selling price of the products are required to be chosen some costing method that enables entrepreneurs to both: the recovery of the total cost of a certain period even as achieving certain profit margin. The method of Mark-up, main scope of analysis of this study, suggested by post-Keynesian view, comes up with different results than was previously proposed by the neoclassical theory by taking a percentage rate for recovery total cost of the direct costs to cover indirect costs and promote certain profit margin. In this sense, initially, the method would be an agreement within the oligopoly that would promote coordination of interdependent decisions for agents in the process of forming their prices. However, the hypothesis in this paper is that the method of Mark-up, due to its simplified construction, it is not efficient to determine unit costs and allow coordination on pricing in markets where large industrial enterprises predominate. And so on, the solution found in practice by companies was to adopt another method to better portray its complexity and productive, and thus this method is the absorption costing
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Abordagem teórica do sistema de custeio por ¿Mark-up¿ sob condições de oligopólio
Vanessa Cristina de Castro Thomazella
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