Comunidade de usuários e empresas hospedeiras : o que justifica a participação em comunidades mantidas por empresas?
Guilherme Masayuki Suguiy
TCC
Português
TCC/UNICAMP Su35c
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
66 p.
Orientador: Paulo Sérgio Fracalanza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: O papel da inovação tecnológica na dinâmica capitalista é central. Adam Smith, o pai da economia moderna já mencionava a sua importância no século XVIII e Joseph Schumpeter foi o principal responsável por trazê-lo de volta à tona no século XX. Mas, a grande maioria dos estudos sobre inovação...
Ver mais
Resumo: O papel da inovação tecnológica na dinâmica capitalista é central. Adam Smith, o pai da economia moderna já mencionava a sua importância no século XVIII e Joseph Schumpeter foi o principal responsável por trazê-lo de volta à tona no século XX. Mas, a grande maioria dos estudos sobre inovação focam basicamente o lado da oferta, ignorando todo o potencial do lado da demanda. Embora existam diversos estudos e modelos explicando como a inovação e sua difusão acontecem no lado da oferta, os mesmos fenômenos acontecendo no outro lado da equação são muitas vezes ignorados e ficam órfãos de teorias capazes de explicá-las. Em consequência, muitos dos interessantes fenômenos da inovação no lado da demanda não são estudados. Um desses fenômenos é a formação de comunidades de usuários. Neste trabalho busca-se estudar as motivações dos usuários não apenas para participar mas também para contribuir com essas comunidades, especialmente as mantidas por empresas. Essa pergunta é interessante porque quando os usuários contribuem para essas comunidades estão permitindo que a empresa alcance uma posição favorável contra a concorrência ao fornecer feedbacks e outras informações valiosas que podem auxiliar a decidir o foco do P&D. Mais do que isso, a disposição de alguns usuários compartilharem suas próprias inovações com as firmas, ampara, amiúde, suas estratégias de lançamentos de produtos inovadores para a comunidade. E eles fazem tudo de graça. Uma vez que a teoria dominante encontra-se severamente limitada para explicar esse comportamento, a busca de explicações alternativas teóricas é o caminho escolhido neste trabalho para tentar entender os motivos por trás das atitudes desses usuários
Ver menos
Abstract: The role of technological innovation in the capitalist dynamics is central. Adam Smith, father of the modern economics, already made mention to it's importance back in the 18th century and Joseph Schumpeter was the main responsible for bringing it up to the surface in the early 20th...
Ver mais
Abstract: The role of technological innovation in the capitalist dynamics is central. Adam Smith, father of the modern economics, already made mention to it's importance back in the 18th century and Joseph Schumpeter was the main responsible for bringing it up to the surface in the early 20th century. But following what many of the economics theories do, studies about innovation where mainly focused on the supply side's, ignoring the demand side's potential. Even though there're a lot of studies and models explaining how the innovation and it's diffusion works on the supply side, the same phenomenon occurring on the other side of the equation is mostly ignored and stays orphan of a theory capable of explaining it and besides that, lots of interesting consequences of demand side's innovation aren't properly studied. One of these consequences is the formation of user communities. In this paper I study the motivations for users not to only participate but most importantly to contribute to these communities, especially those that are firm-hosted. This is an interesting question to ask because when users contribute to these communities they are allowing the firm to attain a favorable position against competitors by giving them free feedback and valuable information that can help deciding where R&D should focus and, sometimes, they even share their own innovations that the firms can incorporate and sell it back to the community. And they do this all for free. The mainstream theory have limitations that may hinder explaining this scenario so taking a look in alternative explanations is the path I take to try to understand the motivations that are behind these users actions
Ver menos
Comunidade de usuários e empresas hospedeiras : o que justifica a participação em comunidades mantidas por empresas?
Guilherme Masayuki Suguiy
Comunidade de usuários e empresas hospedeiras : o que justifica a participação em comunidades mantidas por empresas?
Guilherme Masayuki Suguiy