O descompasso da gestão e do marketing esportivo no Badminton no Brasil
TCC
Português
TCC/UNICAMP B651d
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
59 p.
Orientador: Marcelo Weishaupt Proni
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: Este estudo no campo da economia do esporte tem como objetivo analisar o descompasso no desenvolvimento do Badminton no Brasil, em especial no que se refere à organização e profissionalização. A partir dos conceitos de gestão empresarial, planejamento estratégico e políticas de marketing, o...
Resumo: Este estudo no campo da economia do esporte tem como objetivo analisar o descompasso no desenvolvimento do Badminton no Brasil, em especial no que se refere à organização e profissionalização. A partir dos conceitos de gestão empresarial, planejamento estratégico e políticas de marketing, o estudo apresenta uma análise das principais entidades internacionais da modalidade, a Badminton World Federation (BWF) e a Badminton Europe Confederation (BEC), mostrando a espetacularização do esporte e o grau de organização do Badminton no mundo. Em seguida, é apresentado o panorama atual da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e de outras três entidades esportivas brasileiras - a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) - a fim de estabelecer comparações para mostrar o caráter amador e a falta de planejamento que marcam a gestão da CBBd
Abstract: This study in the field of sports economics has the objective to analyze the gap of the development of Badminton in Brazil, particularly in relation to organization and professionalization. From the concepts of business management, strategic planning and marketing policies, the study...
Abstract: This study in the field of sports economics has the objective to analyze the gap of the development of Badminton in Brazil, particularly in relation to organization and professionalization. From the concepts of business management, strategic planning and marketing policies, the study presents an analysis of the main international entities of the modality, Badminton World Federation (BWF) and Badminton Europe Confederation (BEC), showing the popularity of the sport and the degree of development of the Badminton around the world. After that, it's shown the current view of the Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) and others three Brazilian sports entities - the Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), the Confederação Brasileira de Tênis (CBT) and the Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) - in order to draw comparisons to show the amateur character and the lack of planning that mark the management of CBBd