Manoel da Costa Athayde : de mestre a professor das artes
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP T348m
[Manoel da Costa Athayde]
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
183 p. : il.
Orientador: Luciano Migliaccio
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Esta dissertação aborda o processo elaboração e compreensão das artes na Minas Colonial mediante a interpretação da iconografia elaborada por um de seus maiores representantes: Manoel da Costa Athayde. Elencando como fontes principais o retrato do Irmão Lourenço e a Ceia, ambas as pinturas...
Resumo: Esta dissertação aborda o processo elaboração e compreensão das artes na Minas Colonial mediante a interpretação da iconografia elaborada por um de seus maiores representantes: Manoel da Costa Athayde. Elencando como fontes principais o retrato do Irmão Lourenço e a Ceia, ambas as pinturas do Santuário do Caraça, MG, visamos identificar, através das apropriações e escolhas promovidas por Athayde, como se configuraria um momento histórico de mudanças estruturais no campo da produção das artes durante o início do XIX
Abstract: This thesis discusses the making process and understanding of the arts in Colonial Minas through an interpretation of the iconography developed by one of its greatest names: Manoel da Costa Athayde. Using as main sources the portrait of Brother Lawrence and the Supper, both paintings of...
Abstract: This thesis discusses the making process and understanding of the arts in Colonial Minas through an interpretation of the iconography developed by one of its greatest names: Manoel da Costa Athayde. Using as main sources the portrait of Brother Lawrence and the Supper, both paintings of Caraça Sanctuary, in Minas Gerais, we aim to identify, through the choices and appropriations made by Athayde, how a historic moment was setting itself through structural changes in the production field of the arts during the beginning of the eighteenth century