Práticas pedagógicas libertárias em geografia : experiências e novas proposições didáticas para o ensino autônomo
Fernando Zanardo
TCC
Português
TCC/UNICAMP Z15p
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
49 f. : il.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Convencidos de que o ensino formal, praticado dentro das instituições escolares, pode
ser considerado como um dos principais meios de promoção de valores e que a reprodução
do status quo acaba por infligir um tipo de ensino padronizado e dogmático, ao
mesmo tempo em que acreditamos no... Ver mais Resumo: Convencidos de que o ensino formal, praticado dentro das instituições escolares, pode
ser considerado como um dos principais meios de promoção de valores e que a reprodução
do status quo acaba por infligir um tipo de ensino padronizado e dogmático, ao
mesmo tempo em que acreditamos no potencial de ensino de uma Geografia social, verdadeiramente
crítica e produzida pelos mais diversos agentes, propomos um resgate
histórico de práticas pedagógicas anarquistas do início do século XX, com destaque
para a experiência brasileira da Escola Moderna nº1, baseada nos princípios daquela
mesma instituição criada em Barcelona por Francesc Ferrer i Guàrdia. Além de seu método,
distinto do que era produzido à época ¿ valorização da autonomia estudantil através
de um ensino de cunho racionalista, em detrimento do ensino religioso ou estatal ¿ e
seu forte caráter político e libertário, os objetivos almejados permanecem, ainda hoje,
muito distantes de se realizarem devido à sua índole eminentemente revolucionária.
Através da análise de boletins e jornais produzidos por essas escolas, pudemos constatar
que o Estudo do Meio foi uma importante ferramenta pedagógica, tendo como um de
seus maiores defensores o geógrafo e anarquista francês, Élisée Reclus, muito influente
à época. Sua obra serviria inclusive de embasamento para a criação do material de Geografia
da referida escola espanhola. Tais jornais possuem registros dos alunos sobre as
percepções que eles detinham acerca do mundo que os rodeava. A partir do material
coletado, tentamos sintetizar tais experiências, defendendo seu potencial emancipador e
a sua essência autonomista.
Abstract: Convinced that the formal education, practiced inside the schools, can be considered as
one of the principal means of values promotion and the reproduction of the status quo
eventually inflicts a kind of standardized and dogmatic education, while we believe in
the potential of a social geography teaching, truly critique and produced by the most
several agents, we propose a historical redemption of anarchists teaching practices of
the early twentieth century, emphasizing the Brazilian experience of the Modern School
nº1, based on the principles of the same institution created by Francesc Ferrer i Guàrdia,
in Barcelona. Besides its method, different from everything else produced at that time ¿
appreciation of the student autonomy through a rationalist education, instead of the religious
or state education ¿ and its strong political and libertarian character, the desired
goals remains very distant to be realized due to its revolutionary nature. Through the
analysis of these schools bulletins and journals, we could testify the fieldwork was an
important pedagogical tool, with one of its greatest advocates the French anarchist and
geographer, Élisée Reclus, very influent at the time. His work would be used as a basis
for the creation of the pedagogical material about geography in the Spanish school.
Such journals have students¿ registers about their perception of the world which surrounded
them. From this collected material, we tried to summarize these experiences,
defending its liberating potential and its autonomous essence Ver menos
ser considerado como um dos principais meios de promoção de valores e que a reprodução
do status quo acaba por infligir um tipo de ensino padronizado e dogmático, ao
mesmo tempo em que acreditamos no... Ver mais Resumo: Convencidos de que o ensino formal, praticado dentro das instituições escolares, pode
ser considerado como um dos principais meios de promoção de valores e que a reprodução
do status quo acaba por infligir um tipo de ensino padronizado e dogmático, ao
mesmo tempo em que acreditamos no potencial de ensino de uma Geografia social, verdadeiramente
crítica e produzida pelos mais diversos agentes, propomos um resgate
histórico de práticas pedagógicas anarquistas do início do século XX, com destaque
para a experiência brasileira da Escola Moderna nº1, baseada nos princípios daquela
mesma instituição criada em Barcelona por Francesc Ferrer i Guàrdia. Além de seu método,
distinto do que era produzido à época ¿ valorização da autonomia estudantil através
de um ensino de cunho racionalista, em detrimento do ensino religioso ou estatal ¿ e
seu forte caráter político e libertário, os objetivos almejados permanecem, ainda hoje,
muito distantes de se realizarem devido à sua índole eminentemente revolucionária.
Através da análise de boletins e jornais produzidos por essas escolas, pudemos constatar
que o Estudo do Meio foi uma importante ferramenta pedagógica, tendo como um de
seus maiores defensores o geógrafo e anarquista francês, Élisée Reclus, muito influente
à época. Sua obra serviria inclusive de embasamento para a criação do material de Geografia
da referida escola espanhola. Tais jornais possuem registros dos alunos sobre as
percepções que eles detinham acerca do mundo que os rodeava. A partir do material
coletado, tentamos sintetizar tais experiências, defendendo seu potencial emancipador e
a sua essência autonomista.
Abstract: Convinced that the formal education, practiced inside the schools, can be considered as
one of the principal means of values promotion and the reproduction of the status quo
eventually inflicts a kind of standardized and dogmatic education, while we believe in
the potential of a social geography teaching, truly critique and produced by the most
several agents, we propose a historical redemption of anarchists teaching practices of
the early twentieth century, emphasizing the Brazilian experience of the Modern School
nº1, based on the principles of the same institution created by Francesc Ferrer i Guàrdia,
in Barcelona. Besides its method, different from everything else produced at that time ¿
appreciation of the student autonomy through a rationalist education, instead of the religious
or state education ¿ and its strong political and libertarian character, the desired
goals remains very distant to be realized due to its revolutionary nature. Through the
analysis of these schools bulletins and journals, we could testify the fieldwork was an
important pedagogical tool, with one of its greatest advocates the French anarchist and
geographer, Élisée Reclus, very influent at the time. His work would be used as a basis
for the creation of the pedagogical material about geography in the Spanish school.
Such journals have students¿ registers about their perception of the world which surrounded
them. From this collected material, we tried to summarize these experiences,
defending its liberating potential and its autonomous essence Ver menos
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