As pequenas e médias empresas varejistas no Brasil : formação de redes associativistas como forma de lidar com o processo de concentração de mercado. Um caso do setor de informática
TCC
Português
TCC/UNICAMP P942p
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
48 f.
Orientador: Maria Carolina Azevedo Ferreira de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: O setor varejista brasileiro se mostra atomizado e com grande presença das empresas de pequeno e médio porte, importantes para a distribuição de produtos em regiões onde as grandes empresas não têm penetração e relevantes quanto à quantidade de empregos gerados no setor. Verifica-se a partir...
Resumo: O setor varejista brasileiro se mostra atomizado e com grande presença das empresas de pequeno e médio porte, importantes para a distribuição de produtos em regiões onde as grandes empresas não têm penetração e relevantes quanto à quantidade de empregos gerados no setor. Verifica-se a partir da década de 1990 um movimento de fusões e aquisições no setor, fazendo com que as PMEs sintam as pressões da intensa concorrência, levando à busca de diversas formas estratégicas que lhes permitam sobrevivência e desenvolvimento. Dentre elas destaca-se a formação de redes colaborativas, através das quais as empresas se unem na busca de objetivos, projetos, e até atividades em comum. Busca-se compreender as necessidades e motivações que levam as empresas a aderir às redes, assim como se tenta entender quais os motivos para o sucesso ou o fracasso de tais instituições. Conclui-se que as empresas que se organizam em grupos colaborativos o fazem estrategicamente visando ter maiores vantagens competitivas do que teriam se atuassem isoladamente no mercado. Dentre as vantagens pode-se citar: acesso a informações privilegiadas, maior poder de barganha perante fornecedores, maior força da marca, entre outras. Percebe-se que as redes que obtêm sucesso são aquelas que conseguem manter as integrações estratégica, tática, operacional, cultural e interpessoal através da coordenação de suas atividades e do estabelecimento de relacionamentos profissionais e pessoais entre seus membros. No mesmo sentido, aquelas que fracassam demonstram fragilidades de relacionamento e pouca habilidade diante de complexidades de coordenação. Como ilustração, é apresentado um caso do setor de varejo de informática, destacando as motivações para que o grupo fosse criado e as características que possibilitaram o sucesso da associação
Abstract: Brazil's retail segment has a significant presence of small and medium companies which are very important in two ways: first, they can distribute products in regions where large companies can't get and second, they have a relevant number of employees. Since 1990's decade, a movement of...
Abstract: Brazil's retail segment has a significant presence of small and medium companies which are very important in two ways: first, they can distribute products in regions where large companies can't get and second, they have a relevant number of employees. Since 1990's decade, a movement of mergers and acquisitions is observed on the segment, what makes small and medium retailers feel pressured by the intense competition. Because of that, these companies are seeking new strategic ways of surviving and growing in the market. One of these strategies is the collaborative networks formation, through which the companies can act like a group, using common goals, projects and even common or complementary activities. This thesis tries to understand what are the needs and motivations that leads companies to add to collaborative networks, as well as to comprehend what are the motives that leads to these institutions success or fail. The conclusion is that these companies organize strategically in groups in order to achieve greater competitive advantages than they would achieve if they act singly on the economy. Among these advantages, may be mentioned: access to privilege information, greater suppliers negotiation power, better trade mark and marketing, and others. Collaborative networks that are successful are the ones that can sustain different integration levels: strategic, tactic, operational, cultural and interpersonal through your activities coordination and through the establishment of professionals and personal relationships between their employees. If you have that in mind, the proposition is that the collaborative institutions that fail are the ones that can't build strong relationships and the ones that have no ability to manage the coordination between companies. An example of a collaborative institution on informatics retail segment is shown, high lightening the motives that led companies to create the group and the characteristics that made them a success institution