Inovações como estratégia competitiva no mercado brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
TCC
Português
TCC/UNICAMP M792i
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
59 p.
Orientador: Fernando Sarti
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: O foco do trabalho será a indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos por se tratar de um setor que vem apresentando bons resultados em diversos indicadores consistentemente ao longo do tempo. Mesmo com os baixos índices de crescimento do país e da indústria, esse setor tem...
Resumo: O foco do trabalho será a indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos por se tratar de um setor que vem apresentando bons resultados em diversos indicadores consistentemente ao longo do tempo. Mesmo com os baixos índices de crescimento do país e da indústria, esse setor tem conseguido crescer a taxas altas. A partir de dados obtidos através de um estudo da ABIHPEC observamos que na média dos últimos 15 anos houve 10,4% a.a. de crescimento no setor contra 3,1% a.a. do PIB Total e 2,7% a.a. da Indústria Geral. Uma das características desta indústria é a necessidade contínua de pesquisas em toda a cadeia produtiva e a introdução de inovações em suas linhas de produto. Estas inovações, que são importantes para a competitividade do setor, ocorrem não só na formulação dos produtos, mas também no desenvolvimento de embalagens diferenciadas e exclusivas, no desenvolvimento de processos mais eficientes e de modelos organizacionais. Neste mercado aquecido e dinâmico, a concorrência entre as empresas costuma ser grande, portanto é importante buscar formas de se sobressair perante as demais. Analisando o mercado brasileiro destacaremos as estratégias em inovações utilizadas pelos grandes players para se consolidar e dominar o mercado
Abstract: The industry of Cosmetics, Fragrances and Toiletries (CFT) has shown good results in several indicators consistently over time. Even with the low rates of growth presented by the country and it's industry, this sector has managed to grow at high rates. According with a study made by the...
Abstract: The industry of Cosmetics, Fragrances and Toiletries (CFT) has shown good results in several indicators consistently over time. Even with the low rates of growth presented by the country and it's industry, this sector has managed to grow at high rates. According with a study made by the Brazilian Association of CFT (ABIHPEC) the sector's average growth of the last 15 years was 10.4% p.y. against GDP's growth of 3.1% p.y. and only 2.7% p.y. observed on the General Industry. One of the characteristics of this sector is the continuing need for research in the entire production chain and introducing innovations in their product lines. These innovations, which are important for the competitiveness of the sector, not only occur in the formulation of products but also in developing unique and differentiated packaging, development of more efficient processes and organizational models. In this hot and dynamic market, competition between companies is usually very intense, so it is important to find ways to stand out before the others. By analyzing the market, this work intends to highlight the importance of strategic innovations used by major players to succeed in this market.