O universo da escrita nas práticas pedagógicas [recurso eletrônico] : professoras construindo portfólios e narrando suas experiências
Stella de Almeida Santos
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa59u
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (86 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Os registros de vivências do dia-a-dia escolar e os relatos de experiências vêm ganhando espaço no cotidiano de professores em exercício, e tais relatos se mostram objetos de diálogo entre os colegas de profissão, além de ferramentas para conceberem uma contribuição e possível continuação da...
Ver mais
Resumo: Os registros de vivências do dia-a-dia escolar e os relatos de experiências vêm ganhando espaço no cotidiano de professores em exercício, e tais relatos se mostram objetos de diálogo entre os colegas de profissão, além de ferramentas para conceberem uma contribuição e possível continuação da form ação docente. A abordagem sobre a temática evidencia a exposição de narrativas sobre a produção de registros diários, os portfólios, de suas vivências pedagógicas, a importância dos relatos, a reflexão dos professores sobre seus desempenhos e a avaliação de como e quando o emprego do registro pode aprimorá-los. A reflexão por escrito é um dos mais valiosos instrumentos para aprender sobre quem somos nós ¿ pessoal e profissionalmente ¿ e sobre a atuação como educadores, uma vez que favorece a análise do trabalho realizado e do percurso de formação. Encarar a produção textual a partir de um resgate da memória das vivências é uma ferramenta possível para que o diálogo e a reflexão seja algo desencadeado nos professores, uma vez que o relato de experiência é um texto em que o autor relata suas vivências, apresentando fatos e situações consideradas importantes ou interessantes, contando, explicando e justificando sua trajetória, sendo, então, um texto reflexivo de crítica e autoc rítica. A escrita passa a ser, então, parte integrante do processo discursivo das práticas de transmissão dos acontecimentos vivenciados em sala de aula, por isso é válido recuperar que o exercício do registro além de desencadear sentido para o percurso percorrido pelo professor, possibilita a transformação de suas práticas
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
O universo da escrita nas práticas pedagógicas [recurso eletrônico] : professoras construindo portfólios e narrando suas experiências
Stella de Almeida Santos
O universo da escrita nas práticas pedagógicas [recurso eletrônico] : professoras construindo portfólios e narrando suas experiências
Stella de Almeida Santos